title=

Todo líder deve buscar crescimento contínuo em sua jornada; o líder que para de crescer logo deixará de sê-lo.As pessoas não querem seguir líderes que pararam de crescer. Ele precisa avaliar constantemente em qual nível de liderança ele está. O mestre na arte de liderar, John Maxwell fala em seus livros sobre os cinco níveis de liderança. Eu acredito que precisamos avaliar em qual nível estamos e lutar para chegarmos ao todo dela, se quisermos fazer algo relevante.

Quer aprender mais? Conheça o Curso de PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL!

  1. O nível da posição

O nível mais baixo de liderança de qualquer pessoa está fundamentado em um título ou na descrição de um cargo. Se as pessoas seguem um líder apenas porque ele é o chefe ou a autoridade do grupo, então ele é um líder posicional. As pessoas o seguem apenas porque têm (ou acham que têm) de segui-lo.

A melhor maneira de avaliar se você é um líder posicional é pedir às pessoas que o sigam além das fronteiras de sua autoridade estabelecida. Se elas não o seguirem, então você esta no nível 1 da liderança.

Toda liderança começa no nível posicional. Mas, a liderança que permanece neste nível por muito tempo vai enfraquecendo, em vez de se fortalecer. Um líder que deseja que as pessoas o sigam simplesmente porque ele é o “chefe”, logo perderá o respeito de seus liderados.

Quer aprender mais? Conheça o Curso de PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL!

  1. O nível da permissão

O próximo nível de liderança está baseado nos relacionamentos entre o líder e seus subordinados. À medida que os seguidores confiam e gostam de seu líder, eles começam a segui-lo porque assim querem. Este foi o caso de Débora. Ela se tornou juíza pelo fato do povo respeitá-la. A partir do relato das Escrituras, que diz que as pessoas vinham a ela, percebemos que ela tinha permissão de influenciá-los.

Quando você recebe a permissão do povo para ser seu líder, todo o processo de liderança torna-se agradável a todo mundo. Mas, os relacionamentos positivos sozinhos não são fortes o suficiente para criar uma liderança duradoura. Para começar a colher os frutos da liderança positiva, você precisa ir para o próximo nível.

  1. O nível da produção

No nível da produção, a influência é sedimentada e o respeito aumenta por causa daquilo que o líder e os subordinados alcançam juntos. As pessoas começam a seguir por causa daquilo que o líder fez pela equipe ou pela organização. O sucesso de Débora como juíza foi beneficente para todas as pessoas.

Todo o mundo gosta de resultados. As pessoas apreciam de maneira especial os resultados quando experimentam o sucesso em conjunto. Se você atingir esse nível, tanto sua equipe quanto você mesmo poderão atingir muitos objetivos. Porém, é preciso cumprir o passo seguinte para experimentar impactos capazes de causar mudanças de vida.

  1. O nível do desenvolvimento de pessoas

O maior chamado que um líder pode ter é o de ajudar pessoas a se desenvolverem de modo que alcancem o seu potencial. Os melhores líderes ajudam outros líderes a alcançarem seu potencial. Foi isso que Débora fez. Ela ajudou Baraque a alcançar o propósito que Deus estabelecera para ele.

Um líder que chega ao nível de desenvolvimento de pessoas muda o seu foco, saindo da preocupação de inspirar e conduzir seguidores para o desenvolvimento e liderança de outros líderes. Ao se tornar um desenvolvedor de pessoas, seu maior esforço dá-se  na direção de produzir sua liderança em outras pessoas e ajudá-las a alcançar o seu potencial. O tempo que você gasta com as pessoas é um investimento. Como resultado, elas o respeitam não apenas por aquilo que você fez pelo time, mas também pelo que fez a elas em nível pessoal.

  1. O nível da respeitabilidade

O quinto e mais alto nível de liderança é a respeitabilidade. É o nível em que o respeito alcança o seu ponto máximo. Um líder que passa sua vida desenvolvendo pessoas e organizações causa tamanho impacto por um longo período de tempo, e as pessoas o seguem por causa de quem ele é e do que ele representa.  Ele é o melhor dos melhores.