Adaptação e melhoria em tempos de crise

0
36
title=

O filósofo grego Heráclito disse uma vez: “Não há nada permanente, exceto a mudança”. A vida nunca para. Ela está sempre mudando. E essa mudança está ocorrendo de forma rápida e furiosa. O apóstolo Tiago nos lembra que nossa vida é um vapor, mudando rapidamente até ser engolida na eternidade (Tiago 4:14).

O Covid-19 forçou mudanças radicais a todos, incluindo à Igreja de Cristo – e mais especificamente ao ministério baseado em células. Então, quais são algumas das lições que podemos aprender?

A Voz Que Clama

John Bevere

A Isca de Satanás

John Bevere

Kriptonita

John Bevere

Vitória no Deserto

John Bevere

Lições positivas e construtivas

Começarei com algumas das adaptações úteis e futuras que podemos tirar da provação que é o Covid-19:

Adaptação do treinamento de líderes online
Eu acho que as igrejas em células podem treinar criativamente seus líderes on-line no futuro. Embora o treinamento presencial possa ser preferível, o treinamento em vídeo online (por exemplo, zoom, equipes etc.) é bastante próximo do real. Eu pratico o treinamento individual via zoom há muitos anos. Descobri que funciona muito bem e posso até gravar as reuniões para me preparar melhor para o próximo período de treinamento – algo que eu não faria se estivesse me encontrando pessoalmente com o líder que estou treinando.

Equipamento online flexível
Eu sempre ensinei que as igrejas deveriam ter um trilho de equipamento e muitas maneiras de ensinar esse equipamento. O equipamento online é um desses métodos para equipar as pessoas. Posso imaginar, por exemplo, igrejas postando seus equipamentos online (Facebook, zoom etc.), pedindo aos líderes para ouvirem as gravações, preencherem as perguntas e alguém poderia facilitar a discussão antes da célula ou antes/depois do culto de domingo. A Igreja Elim em San Salvador já colocou o equipamento de Mario Vega na rádio!

Opções aprimoradas de doações online e cultos gravados online
Algumas igrejas já têm uma maneira clara de os membros doarem online e estão gravando seus cultos de domingo através do Facebook e de outros canais. Para muitas outras igrejas, o Covid-19 os forçou positivamente a fazer essas mudanças. Quando o Covid-19 passar, acredito que as igrejas continuarão a gerenciar habilmente essas opções online.

Livro All-in

Isaias Huber

Livro Profecia e Cura dos Enfermos

Mathew Helland

Livro Meu Amigo Espírito Santo

Abe Huber

Livro Ofendido Nunca Mais

Abe Huber

Lições negativas

Também vejo um lado sombrio da crise do Covid-19. Em 2002, falei em um seminário na Suíça, junto com outro evangelista argentino que morava nos EUA. Ele me perguntou sobre iniciar uma igreja online na Argentina, completa com células online e algum tipo de culto de celebração. Ele considerou pastorear a igreja remotamente. Eu falei contra essa ideia, dizendo-lhe que uma parte essencial do ministério celular é a comunidade cara a cara. Eu o encorajei a treinar pastores na Argentina para pastorear a igreja e começar as células por lá.

Avançando para 2020. O Covid-19 forçou a maioria das igrejas a adorar online e fazer suas células via zoom. Minha própria célula se reúne toda semana no Zoom. Deus usou esse meio para nos responsabilizar. Praticamos as Boas-vindas, Adoração, Palavra e Testemunho todas as semanas online. Seguimos o sermão online do pastor e aplicamos a mensagem em nossas vidas. Agradeço a Deus por este meio. Mas não é o mesmo que o ministério cara a cara!

Eu tenho conversado com algumas pessoas que agora estão promovendo grupos permanentes de células online. Em outras palavras, eles estão promovendo células da Internet no mesmo nível que células face a face. Eu discordo fortemente! Minha profunda preocupação é que, depois do Covid-19, as igrejas começarão a tornar as células de zoom a nova regra, no mesmo nível dos grupos face a face. Peço aos pastores e líderes que não façam isso. Sim, é muito mais caro encontrar-se pessoalmente em relação a tempo e energia. Mas também é mais rico e muito mais cheio de qualidade.

A célula é o coração da igreja celular. Não vamos mexer com ela e diluir sua finalidade e qualidade. Ao longo dos anos, testemunhei a tendência das igrejas dos EUA de reprojetar e redefinir a célula em qualquer reunião que seja pequena e em grupo. A célula fica tão diluída que as pessoas param de se importar. E ainda mais importante, os grupos celulares diluídos não produzem discípulos saudáveis que produzem novos discípulos.

E o culto de celebração do domingo? Alguns agora argumentam que o culto online no Facebook é tão válido e suficiente quanto frequentar o culto de domingo. “Apenas fique em casa, assista ao sermão online, oferte e volte para o mesmo sofá da sala na próxima semana”. Muitos já estão praticando essa realidade. Lembremos que a Bíblia está cheia de passagens que precisam ser praticadas pessoalmente. O Covid-19 tornou isso impossível, mas não vamos permitir que a exceção se torne a nova regra.

Bíblia The Send – Here Am I

Bíblia The Send – Stadium

Bíblia The Send – Chegou a Nossa Hora Brasil!

Bíblia The Send – A Guerra Contra Inatividade

Fonte