Você está se preparando para o futuro ou o futuro já passou?

0
335
title=

Mito: comece o ministério celular com os jovens. Isso parece lógico. Afinal, a juventude não é o futuro da igreja? Não é este o lugar lógico para começar? É verdade que muitas igrejas estão excessivamente preocupadas com o ministério adulto. Mas minha convicção é que, se você começar o ministério celular com os jovens, você provavelmente está atrasado demais.

Verdade: comece com as crianças. Elas são o futuro da igreja agora. As crianças são seres humanos. Elas podem ministrar, orar e levar outros a Cristo. Elas têm dons do Espírito, assim como os adultos. E elas são moldáveis e prontas para aprender.

Eu gosto de brincar que o segredo na igreja em células é que não há segredo, e isso é verdade. Mas se eu pudesse escolher um segredo, seria começar com as crianças. Igrejas celulares que estão acertando em cheio vêem seu futuro nas crianças. Elas tratam as crianças como discípulos que precisam ser moldados, formados e liberados.

Eles envolvem crianças em células normais (não apenas no domingo de manhã). Essas crianças fazem tudo que um adulto faria na célula. Elas ministram, planejam, evangelizam, adoram e assim por diante. É claro que adultos/jovens também estão presentes, mas o foco está nas crianças. Em 2018, Celyce e eu ministramos a 1300 líderes de células de crianças na Igreja Elim em San Salvador. 80% deles eram jovens que se converteram quando crianças em células de crianças. Agora eles estão apenas continuando o processo.

Igrejas que discipulam a geração futura agora estão constantemente pensando no futuro. Elas vivem com o futuro em vista, sabendo que as crianças atuais logo estarão no início da adolescência e se formarão rapidamente para o ministério de jovens. A preparação não está completa a menos que elas se graduem para o próximo estágio de seu desenvolvimento no ministério de jovens e além. A Igreja Videira no Brasil, por exemplo, tem uma cerimônia especial para aqueles que se formam no ministério das crianças com a idade de treze anos, e eles cuidadosamente conduzem os formandos para as células de jovens. Como as crianças só conhecem a atmosfera da célula e do culto de celebração, elas são como peixes na água – é o único ambiente que elas experimentaram. As crianças estão prontas e ansiosas para encontrar seus colegas e continuar o processo de discipulado.

Talvez você esteja na implantação de uma igreja, começando com uma única célula. Mesmo que você esteja nos estágios iniciais, comece sua igreja com as crianças em mente – envolva-as desde o início. Se você está fazendo a transição da igreja para o modelo de células, não comece apenas com um grupo piloto para adultos. Planeje o primeiro grupo piloto com as crianças em mente. Permita que as primeiras famílias levem seus filhos, criando uma atmosfera muito parecida com as primeiras igrejas domésticas. Pense que as crianças e o futuro serão brilhantes e agradáveis a Deus. Fazer discípulos daqueles que serão a geração futura fornecerá recompensas ricas muito rapidamente.

Fonte