Oikonomos: o edificador

0
1558
title=

Na família oikos, existem dois importantes ministérios que merecem lugar. Hoje, vamos examinar oikonomos. Este termo aparece muitas vezes, incluindo Mateus 24.45: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente (oikonomos), que o seu senhor constituiu sobre a sua casa (oikos), para dar o sustento a seu tempo?”

Um oikonomos é um servo da casa a quem foram confiados os recursos do seu mestre. Ele é responsável por assistir os membros do oikos e prover a eles comida no tempo oportuno. É uma dupla responsabilidade: ele é responsável tanto pela distribuição da riqueza do seu mestre quanto pelo bem estar do oikos. Suas funções são dar a ração própria no tempo próprio.

O contexto é o de atender às necessidades físicas. A cada membro de célula foi confiada a responsabilidade de ser um oikonomos dentro do seu grupo. Uma ilustração desta verdade está em Atos 2.45: “E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister”, e Atos 4.32: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.” Eles conheciam o Deus que havia dado tudo o que eles tinham!  (Você pode imaginar isso acontecendo em uma igreja tradicional?)

Deixe-me ilustrar: Uma jovem entrou na nossa célula em Houston, e ela estava fugindo de dívidas na Califórnia. Ela contou a sua situação para a célula em prantos. Um dos homens mais ricos do grupo disse: “Ralph, será que eu poderia dar-lhe um cheque para quitar a dívida?” Eu repliquei: “Você quer ensiná-la a pescar ou você quer dar o peixe?” A célula funcionou como um oikonomos, oferecendo um plano a ela.

Eles a ajudaram a ligar para cada credor, informando que ela tinha um novo endereço. Ela teria que conseguir um segundo emprego, utilizando 100% dos recebimentos deste trabalho para pagar a dívida. As mulheres da célula iriam cozinhar e deixar a comida no refrigerador, limpariam sua casa e lavariam suas roupas. Nós mudamos o horário da célula para que se adequasse à sua agenda. Por 11 meses, nós a apoiamos enquanto ela mantinha dois empregos para quitar sua dívida. Nunca esquecerei a festa que fizemos quando o objetivo foi alcançado.

“Ração própria no tempo próprio!” Mas existe outra dimensão do papel do membro da célula como um oikonomos; utilizando os recursos do “Reino de Deus” que o Mestre nos confiou – manifestando os dons espirituais, dispensados proporcionalmente à medida que as necessidades fossem apresentadas.

Paulo deixa claro em I Corintios 14.24,25 que quando o membro da célula oikos necessita receber cura, libertação e etc., o agente de Cristo que é qualificado para tal é um dos membros oikonomos.

Nós nos tornamos um servo da casa a quem foi confiado o “espiritual”. Os recursos de Cristo são manifestados entre nós em função do Espírito Santo. A dimensão do ministério deve ser igualmente experimentada por todos, e isso se converte em um testemunho da presença e do poder de Cristo dentro da célula.

Fonte