O que significa ser ungido?

0
110
title=
O que significa ser ungido?

A origem da unção era de uma prática de pastores. Piolhos e outros insetos muitas vezes entravam na lã da ovelha, e quando chegavam perto da sua cabeça, podiam entrar em suas orelhas e matá-las. Assim, os pastores da antiguidade derramavam óleo sobre a cabeça do animal. Isso tornava a lã escorregadia, sendo assim impossível que os insetos chegassem perto das orelhas da ovelha porque eles se escorregavam. A partir daí, ungir tornou-se um símbolo de bênção, proteção e capacitação.

As palavras gregas do Novo Testamento para “ungir” são chrio, que significa “passar ou esfregar com óleo” e, por implicação, “consagrar ao ofício ou serviço religioso”; e aleipho, que significa “ungir.” Nos tempos bíblicos , as pessoas eram ungidas com óleo para significar a bênção ou chamada de Deus na vida daquela pessoa (Êxodo 29.7, Êxodo 40.9, II Reis 9.6; Eclesiastes 9.8, Tiago 5.14). Uma pessoa era ungida para um especial propósito – ser um rei, um profeta, um construtor, etc. Não há nada de errado em ungir uma pessoa com óleo hoje em dia. Só precisamos nos certificar de que o propósito da unção está de acordo com as Escrituras. A unção não deve ser vista como uma “poção mágica”. O óleo em si não tem nenhum poder. É somente Deus que pode ungir uma pessoa para uma finalidade específica. Se usarmos óleo, é apenas um símbolo do que Deus está fazendo.

Um outro significado para a palavra ungido é “escolhido”. A Bíblia diz que Jesus Cristo foi ungido por Deus com o Espírito Santo para propagar a Boa Nova e libertar os que tinham sido escravizados pelo pecado (Lucas 4.18-19, Atos 10.38). Depois que Cristo deixou a terra, Ele nos deu o dom do Espírito Santo (João 14.16). Agora todos os cristãos são ungidos, escolhidos para um propósito específico na promoção do Reino de Deus (I João 2.20). “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração” (II Coríntios 1.21-22).

Got Questions

Fonte