Cinco elementos-chave para um ministério infantil vibrante

0
223
title=

É quase impossível superestimar o valor de um ministério infantil vibrante em sua igreja.

  • Os pais amam seus filhos.
  • Deus ama os filhos deles.
  • Estou confiante de que você também.

Mas o fato de você se importar com as crianças que frequentam sua igreja pode não ser uma realidade no ministério infantil.

Sua igreja pode ter uma visão inspiradora, cultos extraordinários e ministérios de evangelismo fortes, etc., mas se você não tem um ministério infantil vibrante, as famílias podem parar de vir.

Não há necessidade de entrar em pânico, mas quando se trata de ministério infantil, há uma necessidade de forte liderança e compromisso com a próxima geração.

E quero expressar gratidão a todos os funcionários e voluntários das crianças! Vocês são heróis. Obrigado pelo que vocês fazem!

Nem sempre é fácil, e você pode não ser reconhecido tanto quanto merece, mas saiba que o que você faz é incrivelmente importante.

Um voluntário disse que vários pais de pré-escolares compartilharam que seus filhos choram se não chegarem ao ministério infantil naquele domingo!

Nunca é nosso objetivo que as crianças chorem sob nenhuma circunstância, mas isso é um bom sinal de que você está fazendo algo certo dentro do ministério infantil, quando as crianças querem estar lá tanto!

O ministério infantil é um grande trabalho, e existe muito, mas se você se concentrar em cinco elementos principais, poderá construir um ministério infantil vibrante de classe mundial que o ajudará a fortalecer e expandir sua igreja.

Aqui estão os cinco elementos-chave de um ministério infantil vibrante:

1) Crie um ambiente seguro e atraente.

Poucas coisas superam a segurança das crianças enquanto elas estão sob sua supervisão na igreja. Se você não acertar, não poderá fazer mais nada.

Desde o check-in e a segurança até um ambiente físico seguro e limpo, é essencial que você faça isso bem.

Com um coração para servir, parte de sua responsabilidade é ganhar a confiança dos pais.

Isso começa com um ambiente que traz confiança às mães e pais quando eles deixam os filhos, os escolhem e a cada minuto enquanto os filhos estão sob sua responsabilidade.

De pisos limpos para crianças a voluntários suficientes para gerenciar um período de atendimento adequado, um ambiente seguro é a base.

Você tem um membro da equipe que verifica esses tipos de coisas?

2) Dê amor e cuidado genuínos às crianças

Uma vez que mães e pais sabem que o ambiente é seguro, eles querem saber que você se importa com os filhos.

Pode parecer óbvio dizer que amar as crianças é importante, mas você não pode tomar isso como garantido ao recrutar voluntários para servir no ministério infantil.

Deixe-me ser sincero, com muita frequência e, às vezes, com um certo desespero, as igrejas estão apenas procurando corpos quentes para ajudar.

Entendo a pressão para recrutar voluntários, mas você não deve se contentar com “apenas alguém” com crianças.

Ore por e selecione voluntários que realmente amam as crianças! É fácil ver a diferença.

Estes são os voluntários que sabem o nome das crianças, conversam com as crianças, sentam no chão — se apropriado –, oram pelas crianças, cumprimentam os pais. Você entendeu?

3) Ofereça treinamento consistente e de qualidade.

Após o recrutamento diligente, é necessário um treinamento excelente.

De fato, recrutamento e treinamento são as duas principais habilidades de qualquer pessoa que seja responsável pelo vibrante ministério de crianças.

O treinamento de alta qualidade, contínuo e consistente não é negociável para a equipe de ministério de crianças voluntárias.

Suas oportunidades de treinamento devem ser em datas e horários convenientes para os voluntários e não hesite em fazer parte do seu treinamento on-line através de vídeos. Você não precisa produzi-lo muito. Clipes curtos com o seu iPhone funcionam muito bem.

Torne seus eventos de treinamento relevantes, práticos e agradáveis. Esteja pronto para cumprimentar sua equipe com um bom café e lanches e esteja excepcionalmente bem preparado.

Seus voluntários merecem o melhor. Treine-os bem e incentive-os frequentemente.

Nota: Sempre comece com verificações de antecedentes no processo de recrutamento/treinamento.

4) Ensine Jesus como Salvador.

Segurança, amor e treinamento são todos preparação para o propósito do ministério infantil — ensinar as crianças sobre o amor de Deus.

O objetivo central do ministério para as crianças é conduzi-las a um relacionamento pessoal com Jesus, sabendo o quanto as ama e o que a Bíblia ensina. O tempo é importante, não exagere, mas deixe claro o amor de Deus por suas palavras e ações.

Poucas coisas são mais emocionantes do que ver uma criança começar a entender e abraçar o amor de Deus.

É um desafio gratificante ensinar a verdade teológica profunda de uma maneira que uma criança possa entender clara e rapidamente.

Por exemplo, perdão. As crianças sabem quando fazem algo errado ou desobedecem aos pais. Eles sabem como é e como os pais respondem com disciplina e amor.

O perdão é uma verdade profunda que as crianças percebem quando você a ensina de uma maneira que elas possam se relacionar e entender.

Para uma criança saber que Jesus os ama, perdoa e ainda assim quer que eles se comportem com bondade para com os outros, etc., faz tudo valer a pena.

A partir daí, você pode criar um currículo básico que cubra o escopo mais amplo do ensino bíblico de que as crianças precisam.

5) Torne-o muito divertido!

Todo mundo gosta de se divertir, e as crianças precisam se divertir. É vital ver sorrisos nos rostos dos pais, filhos e voluntários.

Brincar e rir é uma parte natural de ser criança e precisa ser incluído em um ministério infantil vibrante.

Não é apenas bom aproveitar a experiência, mas também é a chave para o seu sucesso.

Se você tem um ambiente seguro, amor pelas crianças, treinamento de qualidade e ensina sobre Jesus, está pronto para adicionar toda a diversão que puder.

Seja criativo e aproveite o tempo que você tem com as crianças!

Se você avaliar o ministério de seus filhos em uma escala de 1 a 7 para cada uma das cinco áreas, como você faria?

Qual elemento você precisa melhorar primeiro?

Nenhum ministério infantil é perfeito, mas tudo pode ser melhorado um pouco de cada vez.

É altamente recomendável que você faça o seu melhor no ministério infantil, e você ficará feliz por ter feito?

Artigo escrito pelo pastor Dr. Dan Reiland para o site churchleaders.com

Fonte