Imagine-se indo ao consultório de um médico com grande desconforto físico. Em vez de ajudá-lo com suas doenças, o médico começa a reclamar de suas próprias enfermidades, compartilhando histórias e mais histórias de sua própria vida. Você balança a cabeça, tentando agir como se estivesse ouvindo, enquanto interiormente está gritando: “Você deveria se concentrar em mim. Estou pagando por sua atenção!”. Esse cenário é absurdo porque as pessoas esperam que os médicos se concentrem em seus problemas. No entanto, muitas vezes estamos cheios de nós mesmos, em vez de prestar atenção nos outros. Duas verdades podem ajudar você a ouvir melhor:
Preparação
Uma das minhas piores experiências de coaching aconteceu quando eu não consegui me concentrar no líder. Minha família perdeu seu plano de saúde e eu estava lutando com sentimentos de raiva com a pessoa que se esqueceu de renová-lo. No dia seguinte, eu tive uma consulta individual com um dos meus líderes. Eu queria me focar nele, mas continuei voltando para mim mesmo e para as minhas necessidades porque não havia desvencilhado meus pensamentos e preocupações. A reunião foi um desastre.
Antes que você possa realmente ouvir alguém, você deve preparar seu coração. Como você enfrenta os mesmos problemas, dificuldades e medos que seus líderes enfrentam, você precisará de um toque especial de Deus para se concentrar nas necessidades dos líderes e não nas suas. “Quando você se encontra preso na autoanálise (defendendo, julgando, sentindo-se aborrecido)… Seu trabalho é se desanimar. Você tem que empurrar toda essa confusão interna para fora do caminho…”
A única maneira pela qual você pode se separar completamente e se concentrar em seus líderes é através da oração e da meditação. Somente quando você conseguir se desembaraçar através do Espírito de Deus, você poderá ouvir totalmente as necessidades de seus líderes.
Empatia (compaixão, compreensão)
Quando alguém desabafa sua alma, é hora de você carregar esse fardo e se comunicar com simpatia, em vez de apenas falar versículos memorizados. Uma das melhores ferramentas de cura é apenas ouvir. “Joan, posso me relacionar com seus medos e dúvidas trazidos pelo câncer de sua amiga. Quando meu irmão enfrentou um câncer no cérebro, senti os mesmos medos. Eu lutei por dias, me perguntando por que Deus permitiria isso. Mas então Deus me mostrou…”. As escamas das feridas do passado serão descascadas e a nova criatura em Cristo aparecerá à medida que a célula ministra através de uma escuta empática.
Acabei de ler o livro Hit Refresh de Satya Nadella, o CEO da Microsoft. Ele transformou a Microsoft em uma empresa crescente e vibrante. Nadella atribui muito do seu sucesso a ter uma criança com necessidades especiais que precisa de cuidados em tempo integral. Ele e sua esposa aprenderam sobre empatia em casa, o que se traduz em empatia com os trabalhadores e clientes. Nadella aprendeu a ouvir com empatia e outras empresas estão mais dispostas a trabalhar com a Microsoft do que contra elas.
A preparação e a empatia vão realmente ajudá-lo a se tornar um melhor ouvinte em casa, com seus líderes e seu pequeno grupo.