Todo líder que está trabalhando em um ministério tem o desejo de frutificar, crescer e ganhar multidões para a glória do nome de Jesus.
E, diferente do que muitos pensam, este é, sim, um desejo do coração de Deus e a Bíblia nos mostra, em Gênesis 12, dicas práticas de como alcançar multidões, que podem ser aplicadas na vida pessoal, em discipulado ou com um grupo de líderes e liderados:
1ª dica: Ter intimidade para ouvir a voz de Deus
Quando Deus chama Abrão para ser pai de multidões, a Palavra deixa claro que Abrão ouviu a voz de Deus.
O líder só vai receber estratégias para crescer, direção para resolver problemas, uma visão de Deus para aplicar na equipe se tiver intimidade com Deus. A intimidade vai fazer com que a voz de Deus chegue de maneira clara para o líder.
Justamente, por isso, o líder não deve abrir mão de tirar tempo com Deus e de se consagrar todos os dias. Pois, esta é a primeira e a mais importante dica para o líder que quer ganhar multidões.
2ª dica: Ter disponibilidade para renunciar
O que Deus falou para Abrão neste texto?
– “Sai da tua terra, do meio da tua parentela e vai para uma terra onde eu te mostrarei.”
Você precisa ter disponibilidade para renunciar. Porém, o que se vê são líderes que têm um potencial e uma capacidade tão grandes para alcançar multidões, entretanto, não alcançam. Por quê? Porque não estão têm disponibilidade para renunciar algumas coisas que Deus vem lhes pedindo.
Talvez a renúncia seja de tempo, onde o líder vai precisar estar mais envolvido na obra. Um tempo que talvez seja o futebol ou um tempo de lazer, quem sabe. Então, se Deus estiver pedindo esta renúncia, o crescimento e a multiplicação só virão depois que a renúncia ao tempo for definida e vivida.
3ª dica: Fé e Obediência
Abrão teve fé ao ouvir que ele deveria ir a uma terra que ele não sabia qual era e obedeceu a ordem recebida.
A lição aqui é que quando se obedece a Deus, Ele não desampara. Quando se decide acreditar e obedecer, não há outro resultado que não seja viver a bênção que Deus já separou.
4ª dica: Você precisa exercer liderança sob as pessoas que estão a sua volta
Nenhum sucesso é um “sucesso verdadeiro” se você chegar lá sozinho.
Abrão precisou exercer a liderança para influenciar a sua família e os seus empregados para irem com ele.
Sabe, uma coisa é Deus falar com alguém e, este alguém, decidir obedecer e não levar ninguém com ele. Outra, bem diferente, é ele decidir crer, obedecer e conseguir influenciar sua família e outras pessoas a acreditarem no sonho ou no projeto que Deus ministrou em seu coração.
O líder de sucesso precisa exercer a liderança em:
– Suas células – Influenciando pessoas a estarem apaixonadas por Jesus como ele;
– Sua família – Para estar ao seu lado fazendo a obra e ajudando na Obra de Deus;
– Seus liderados – Para influenciá-los a crer e a obedecer à liderança; pois, isso faz parte para que o crescimento para multidões aconteça;
– Liderar é influenciar. Se alguém está exercendo liderança, esta pessoa está exercendo influência para que o grupo vá junto.
O que Deus quer de cada um é que o Seu Reino cresça através das multidões que irão ser ganhas através da liderança de cada um.