O professor Dr. J.Robert Clinton, professor de liderança do Seminário Teológico Fuller, acredita que 70% dos líderes não terminam bem. Ele baseia sua estatística estarrecedora em seis critérios, determinados a partir de traços comuns obtidos pela autoanálise dos amigos e seguidores ou dos ensinamentos de sua religião. Por que boa parte dos lideres não terminam bem:
Primeiro: Os líderes que não terminam bem perde a postura de aprendizado. Eles param de ouvir e de crescer;
Segundo: A atratividade de seu caráter declina;
Terceiro: Eles param de viver conforme as convicções;
Quarto: Eles falham ao deixar para trás contribuições decisivas;
Quinto: Eles perdem a consciência de sua influência e de seu destino;
Sexto: Eles perdem seu relacionamento vibrante com Deus.
Quatro razões porque Paulo é um modelo de liderança que deve ser copiado:
1. Ele foi um líder cuja liderança produzia frutos onde Deus o plantasse. Para Paulo não havia terreno estéril se era Deus quem estava o plantando.
2. Ele foi um líder que gerou outros líderes. Quando ele pressentiu que estava chegando a hora da sua partida, ele transferiu o bastão da liderança para alguém que ele havia gerado, treinado como líder.
3. Ele começou e terminou a sua liderança sem perder-se no meio do caminho.Pouco antes de ser decaptado ele disse: “Combati o bom combate, completei a carreira e não perdi a essência do meu ministério… a fé”.
4. Ele foi um líder cuja liderança não morreu com a sua morte. Paulo morreu, mas continua influenciando… por isso ele é inesquecível.
Vamos refletir uma qualidades de um líder inesquecível!