Devemos iniciar o apelo com amor e cuidado, sem insistir muito com as pessoas, deixando-as à vontade, mas apontando claramente a importância de tomar uma séria decisão por Cristo.Devemos lembrar-nos de que muitos estão tendo o primeiro contato com o Evangelho, e nós queremos que elas voltem, por isso o apelo na célula não pode ser feito com todos os ingredientes com que é feito na igreja: nem demorado, nem direto demais: “Você, Maria das Dores, não quer entregar sua vida a Jesus agora?” A não ser que o líder tenha uma profunda convicção do Espírito Santo de que deve fazer desse jeito.
Aconselhe a pessoa nos mesmos moldes da consolidação feita na igreja, explicando-lhe os passos essenciais da decisão de seguir a Cristo e de como caminhar Nele daqui para frente. Devemos fazer a pessoa repetir a oração de confissão de aceitar Cristo como seu Senhor e Salvador. Os demais membros da célula devem abraçar e felicitar o novo decidido pela escolha feita de seguir a Jesus.
É importante e necessário anotar dados como endereço, telefone, melhor horário para encontrá-lo em casa, etc. Ao mesmo tempo, devemos convidar o novo decidido a ir para a igreja na próxima reunião de celebração e, quando ele for, o conselheiro que o ajudou na célula, ou o líder da célula, deve sentar-se perto dele no culto, e levá-lo a confirmar publicamente a decisão já feita na célula. De preferência, o conselheiro deve se oferecer para ir junto com o novo decidido para a igreja, seja no carro de qualquer um deles, seja de ônibus, metrô, a pé, etc. – como for mais conveniente, dependendo da região onde moram.
Não tem problema se o novo decidido passar outra vez pela orientação feita na consolidação da igreja, ele ou a pessoa que o acompanhar deve explicar que ele já tem uma célula: assim ele não será “pescado” por outras células ou redes.
Obs.: Esses mesmos passos servem para pessoas ganhas no evangelismo pessoal, no local de trabalho ou estudo, etc…
Extraído do livro Treinamento de Líderes de Células (TLC), do Curso de Fundamentos, do Sistema de Ensino MDA (SEMDA)
Adquira: [email protected] | (85) 3476-1205