Para se erguer qualquer edificação é necessário, em primeiro lugar, fazer os pilares, afinal, eles são responsáveis por manterem de pé toda a estrutura de uma construção, seja grande ou pequena.
O primeiro pilar que sustenta uma liderança bem-sucedida:
Amor – Percebi, ao longo dos anos, que liderar não é fazer imposições às pessoas. Na verdade, o ato de liderar consiste em amar as pessoas e conquistar seus corações para que elas se envolvam na mesma causa que sei líder.
Jesus amou, incondicionalmente, não apenas as pessoas, mas também todos os seus discípulos. O amor é um dos grandes alicerces para grandes realizações!
O segundo pilar que sustenta uma liderança bem-sucedida:
Servir – Não basta ter o título, é preciso servir, ajudar, estender a mão, porque quando eu aprendo a servir, eu conquisto o coração das pessoas.
“E quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.44,45).
O próprio Jesus ensina que, se você quer estar por cima, crescer, ter sucesso, ser bem-sucedido na área da liderança ou em qualquer área importante da sua vida, o princípio fundamental que você dever seguir é o de servir as pessoas.
O terceiro pilar que sustenta uma liderança bem-sucedida:
Humildade – Jesus se mostra humilde quando, sendo mestre, se ajoelha aos pés de seus discípulos. Ele não teve problema em descer aos pés de seus discípulos para limpá-los e ganhar o coração deles.
A humildade não é para ser declarada com palavras, mas com ações. Humildade é abrir mão do que eu sou, ou do direito que eu tenho, para ir lá embaixo e conquistar pessoas e vencer desafios.
Moisés, um dos maiores líderes da história, que tinha intimidade com Deus para falar com ele face a face, é conhecido também por humildade. “Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra” (Números 12.3).
Sabe qual é a origem da palavra humildade? “Húmus = Terra Fértil”