Deus falou lindas palavras através do profeta Isaías: “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo” (Isaías 55.1-3).
Ter um tempo de silêncio diário irá ajudá-lo a conhecer a Deus, alimentar-se da Sua palavra e ser fortalecido pelo seu Espírito. Na hora do silêncio, você vai adorar o Rei dos reis, ouvir Sua voz e receber direção para cada dia. Você se sentirá capacitado para servir os outros. No entanto, muitos líderes têm uma visão frustrada de passar um tempo com Jesus diariamente.
Ritual religioso
Passar um tempo de silêncio diário não é um ato meritório para nos tornar dignos aos olhos de Deus. Não o fazemos para provar a nós mesmos diante de Deus, para oferecer-Lhe outro bom trabalho. Em vez disso, nosso tempo de silêncio é uma resposta ao Seu amor. Porque Jesus nos ama e nos fez justos pelo Seu sangue, desejamos passar tempo com Ele e conhecê-Lo mais intimamente. Desejamos estar com Ele – não porque devemos, mas porque queremos.
A. W. Tozer, um líder espiritual do século XX, diz: “Nós buscamos Deus porque, e só porque, Ele primeiro colocou um impulso dentro de nós que nos estimula a buscar”. A graça de Deus gera em nós um desejo de passar tempo com Ele. Simplesmente respondemos ao Seu amor e desejo de entrarmos em Sua presença.
Às vezes, circunstâncias imprevisíveis faz com que seja impossível passarmos tempo a sós com Deus. Nesses dias, simplesmente diga: “Deus, te agradeço por sua graça, e te agradeço por não haver condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”.
1, 2, 3 = fórmula
Passar um tempo diário com Deus não significa seguir uma fórmula de dois passos ou manter uma lista de verificação legalista das atividades “obrigatórias”. Afinal, “Variedade é o tempero da vida”; geralmente é melhor ser flexível ao passar tempo com Deus. Quando me sinto sobrecarregado, gosto de derramar meu coração a Deus. Em outras ocasiões, desejo ler mais a Palavra. Conhecer Deus envolve o mesmo tipo de interação espontânea necessária para desenvolver qualquer relacionamento.
Quando um marido e mulher se sentam juntos para conversar, eles não têm uma lista de tópicos para discutir. Em vez disso, há um fluxo natural na conversa. Por quê? Porque o objetivo é conhecer um ao outro. Da mesma forma, passar tempo com Deus é sobre conhecer Deus. O objetivo é desenvolver uma relação com Jesus Cristo.
Limitar o tempo a sós com Deus a uma coisa
A Bíblia fornece o sustento espiritual do tempo devocional, mas passar o tempo com Deus é mais do que ler a Bíblia. A oração é apenas uma parte do tempo de silêncio. Esse momento também deve incluir a leitura da Palavra de Deus, adoração, confissão e ouvir o que Ele está dizendo.
Ler um guia devocional
É ótimo ter um plano, mas é importante ir além do plano e entrar na presença do próprio Deus.
O poder para ministrar é o transbordamento do amor de Deus. A única coisa que os líderes devem dar é o que Deus já lhes deu. O tempo de devoção é o momento de ser carregado e renovado para renovar os outros. Basta lembrar que passar um tempo com Ele é um relacionamento com o Deus vivo, não um dever a ser executado.
> Leia também:
+ Como superar os obstáculos no TSD
+ TSD: quatro motivos para você ter tempo a sós com Deus