Criando os filhos de forma saudável

0
553
title=

Os filhos de hoje em dia estão bem diferentes do que a 20 anos atrás. Antigamente tudo era muito diferente, a forma que os pais criavam seus filhos, as brincadeiras, regras, tecnologia ainda não eram tão evoluídas, havia mais simplicidade no cotidiano e também muita rigidez.

A famosa geração Y, aquela que já nasceu na era da tecnologia, veio bem diferente dos tempos dos nossos pais, porém quanto a educação, como ela deve ser aplicada na vida das crianças de hoje em dia? Vemos muitos relatos sobre indisciplina, falta de respeito e educação dentro e fora de casa.

Temos visto uma geração de adolescentes que não sabem o que significa a palavra limites; são crianças que na maioria das vezes tiveram o que quis e não sabem o que significa a palavra não.

Muitos enfrentam depressão, síndrome do pânico e tentam suicídio por não saberem lidar com as frustrações. É necessário que todos  passemos por frustrações enquanto seres humanos. É importante, mediante uma criação, a disciplina, o respeito, o sim e o não.

A palavra mesmo já instrui em Provérbios 22:6 – Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Os pais são responsáveis pela qualidade da educação dos filhos, ainda mais quando conhecem a palavra de Deus; as crianças e os adolescentes devem ser disciplinados, com regras e limites, a aprenderem a importância dos princípios bíblicos, do respeito às pessoas, aos mais velhos, o que já é escasso atualmente.

A infância foi se perdendo com o tempo, a ingenuidade, a pureza, as coisas simples perderam muito seu valor. Muitos acreditam que é melhor ter do que ser, e não é verdade. É o contrário. Devemos ser pessoas de caráter, criando filhos de forma saudável emocionalmente, fisicamente, espiritualmente. E também no caminho certo, onde as coisas devem acontecer respeitando cada fase, cada momento. Sabendo conversar e dialogar tudo caminha para uma criação zelosa e de qualidade.

Criar um ser humano não é fácil e, de forma saudável, envolve muitas questões, mas com a direção de Deus podemos concluir essa fase com sucesso.

Texto publicado originalmente no portal AmoFamilia.com.br

Josué Gonçalves é terapeuta familiar através de seminários, encontros e congressos realizados anualmente. Autor dos livros “12 Verdades que Todo Filho gostaria que os Pais Soubessem” e “Pastor: Sua Família e Seus Desafios”.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Fonte