A Santificação do Espírito

0
282
title=

A santificação começa com o novo nascimento, estende-se por um processo de sujeição da carne e, no caso do espírito, se trata de uma santificação progressiva. Um processo contínuo de separação das impurezas, no qual o espírito prevalece sobre a carne.

A Palavra de Deus em Tiago 1.18 enfatiza o porquê Deus gerou o homem pela palavra da verdade:

“Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.”

Palavra da verdade veio regenerar, transformar a essência daquilo que se perdeu com o pecado do mundo, como o apóstolo Pedro afirmou em 1 Pedro 1.23:

“Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

O QUE ACONTECE POR OCASIÃO DA REGENERAÇÃO?

A regeneração é o desejo do coração do Pai para seus filhos, Jesus usa o termo nascer de novo e convida a todo aquele que deseja ser regenerado, a nascer da água e do Espírito:

“Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse:

    — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele.

    Jesus respondeu:

    — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo,    não pode ver o Reino de Deus.

    Nicodemos perguntou:

    — Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?

    Jesus respondeu:

    — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito    não pode entrar no Reino de Deus.” João 3.1-5

Nessa narrativa Jesus esclarece a Nicodemos que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, se alguém não beber, não pode entrar no reino.

Há uma definição do “nascer de novo”, não significa morrer e renascer, mas ser separado de tudo que antes o governava, morrer para suas próprias vontades. Esse nascimento causa a regeneração, o nascimento segundo o espírito leva a manifestação da natureza do Senhor Jesus, uma experiência no espírito de quem O recebe.

Essa mudança do estado de morte espiritual recebe a vida de Deus, antes um espírito que estava corrompido agora pode ser tomado pela presença Daquele que uma vez o gerou. A ideia de morte na Bíblia não é de fim de existência, mas de separação.

Na morte espiritual o pecado trouxe separação entre o homem e Deus e na regeneração o espírito é vivificado pelo Espírito de Deus.

“Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.  Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” Efésios 2.1-3

COMO VIVER A OBRA DA SANTIFICAÇÃO?

O primeiro passo é decidir viver de acordo com a mudança de natureza, regeneração. Viver de acordo com o espírito que agora governa a carne, esse é o ponto de partida.

Em 2 Pedro 1.4 a Bíblia revela que é possível fugir da corrupção e das paixões que existem no mundo: “Por meio delas, ele nos concedeu as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vocês se tornem coparticipantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção das paixões que há no mundo.”

No versículo anterior a Palavra enfatiza que pelo poder de Deus foram concedidas TODAS as coisas que conduzem à vida (JESUS) e a piedade. Somente por meio Dele é possível vencer a carne e viver a obra da santificação no espírito.

Essa obra é iniciada no novo nascimento, e resulta na morte espiritual do homem interior, que recebe a vida de Deus. Essa se dá através do recebimento da semente divina:

“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” 1 João 3.9

CONSEQUÊNCIAS DA REGENERAÇÃO

A primeira consequência dessa regeneração acontece na conexão com Deus no espírito do homem, o Espírito Santo agora age no espírito humano, e este, por sua vez, recriado, se dispõe a buscar a Deus. Em Gálatas 5.16 a Palavra de Deus é clara ao afirmar a luta ferrenha que acontece no interior do homem:

“Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.” Gálatas 5.16-17

No entanto, em sua continuidade, afirma que é possível vencer, porque agora, com a presença do Espírito Santo nele, o espírito recriado manifesta um comportamento diferente da carne, um processo de crescimento do espírito humano.

“Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação” 1 Pedro 2.2

MAS O QUE É O ESPÍRITO?

O espírito é o lugar onde se tem a consciência de Deus e das coisas espirituais, há diversos exemplos na Bíblia sobre o espírito humano. Jesus, por exemplo, em Marcos 2.8 teve uma percepção em seu espírito alinhado ao Espírito Santo:

“E Jesus, percebendo imediatamente em seu espírito que eles assim pensavam, disse-lhes” Marcos 2.8

Assim também como o apóstolo Paulo em Atos 17.16:

“Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade.”

Da mesma maneira, deve ser assim com todo aquele que crê em Jesus:

“Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4.24

A LUTA INFINDÁVEL

A carne é fraca para buscar a Deus, tem sua própria inclinação, mas os frutos do espírito são a manifestação da presença de Deus naqueles que foram transformados e se deixaram guiar pelo Seu Espírito. O espírito humano pode sim ser regenerado e se inclinar para as coisas que vêm do Espírito:

“Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito. Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz.” Romanos 8.5-6

Que seu coração arda e não se renda para aquilo que vem da carne, mas que seu espírito seja fortalecido e completamente tomado pela verdadeira Vida.

Luciano P. Subirá é o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Uma questão de honra – o princípio da honra

Fonte