Igrejas em células de todo o mundo pedem às suas células que se reúnam semanalmente. Eu não apenas observei esse fato em todas as igrejas em células dinâmicas ao redor do mundo, mas também sentia uma convicção íntima de que células que se encontram todas as semanas são mais eficazes do que células que se reúnem mensal ou quinzenalmente.
O que dizem os números
Eu não dispunha de nenhuma informação estatística para fundamentar minha convicção – até recentemente. Jim Egli, que obteve seu doutorado da Regent University estudando igrejas em células, pesquisou mais de 3.000 líderes de grupos pequenos em 21 países usando um instrumento de pesquisa e entrevistas para descobrir as coisas certas que os grupos devem fazer para serem eficazes.
Células Semanais fazem a diferença
Ele queria saber se a frequência com que os pequenos se reúnem faz diferença. A pesquisa revelou que faz uma diferença tremenda. Grupos que se reúnem semanalmente experimentam muito mais saúde e crescimento do que os grupos que se reúnem a cada 15 dias.
Egli escreveu em seu livro publicado este ano, Small Groups Impact, que será traduzido para o português: “Basicamente, descobrimos que não acontece muita coisa nos grupos que se reúnem no formato quinzenal. Por quê? A pesquisa nos informa o quê, mas não o porquê.
Entretanto, por estarmos envolvidos com grupos pequenos por mais de 25 anos, não é difícil descobrir isso. O principal problema com o grupo quinzenal é que a maioria das pessoas não pode vir em todos os encontros”.
Células Quinzenais e os percauços
Conflitos de agenda, doença, compromissos familiares, programas escolares e projetos de trabalho fazem com que quase todas as pessoas tenham dificuldade de vir a todas as reuniões. Digamos que cada pessoa deixe de vir em média a um encontro por mês.
Se você e eu estamos no mesmo grupo, e você perde a primeira reunião neste mês e eu perco a segunda, nós provavelmente nos veremos aproximadamente a cada seis semanas. A reunião quinzenal dificulta a formação de relacionamentos significativos e profundos.
Se você está atualmente em um grupo que se reúne a cada quinze dias, pode ser que você queira reavaliar juntamente com o grupo se não seria melhor se reunirem toda semana ou ao menos três vezes por mês.
Complementando as Reuniões de Células
Outra alternativa é complementar suas reuniões quinzenais com outro encontro mensal adicional com o propósito de diversão e evangelismo. Se você está iniciando um novo grupo, recomendamos que planeje que seu grupo se reúna semanalmente, compreendendo que deve variar o formato de suas reuniões, planejando consistentemente eventos como festas, piqueniques e eventos de ministração e missões em sua combinação de atividades (Jim Egli, Dwight Marable, Small Groups, Big Impact: Connecting People to God & One Another in Thriving Groups, Saint Charles, IL: ChurchSmart, 2011, p. 42).
Embora as células semanais sejam muito mais saudáveis, haverá momentos em que um grupo em particular não poderá se reunir em virtude de circunstâncias especiais. Veremos nos próximos artigos o que as células fazem durante épocas especiais como o Natal.