Início Células Células: rodízio ou permanência?

Células: rodízio ou permanência?

0
1582

As células devem fazer rodízio nas casas ou ter um lugar “permanente”? Há argumentos excelentes para os dois lados. Eu não acho que há uma resposta certa. Alguns creem que a Bíblia determina o rodízio regular das células. É verdade. Lemos na Bíblia que “todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar a boa notícia a respeito de Jesus, o Messias” (Atos 5.42). Mas esse versículo é prescritivo ou descritivo?

Em outras palavras, Deus está determinando um padrão a ser seguido (prescritivo) ou simplesmente descrevendo a realidade da igreja primitiva? Parece-me que esse trecho é mais descritivo, porque Paulo também se referiu a igrejas nas casas em endereços fixos:

• A igreja na casa de Maria (Atos 12.12);
• A igreja na casa de Áquila e Priscila (I Coríntios 16.19);
• A igreja na casa de Ninfa (Colossenses 4.15);
• A igreja na casa de Arquipo (Filemon 2).

Parece que as primeiras igrejas nas casas tanto praticavam o rodízio de casa em casa como tinham um local mais ou menos permanente.

O rodízio funciona bem, porque permite que o líder se concentre na célula, faz com que outros membros dividam a carga de receber o grupo e cria novas oportunidades para o evangelismo.

Mas ter um único local também é uma boa ideia porque tira proveito do dom de hospitalidade de um anfitrião (ou seja, se você dispõe de um anfitrião com esse dom, por que ficar mudando o grupo de lugar?), ajuda todos a se lembrarem de onde será o encontro da célula e alcança melhor as pessoas em uma área em particular. Tenho visto as duas opções funcionarem bem. Qual é a sua preferência?

Fonte