Teste: sua igreja é amiga das crianças?

0
1746
Teste, sua igreja é amiga das crianças
title=

“O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isso, os discípulos repreendiam aqueles que as tinham trazido. Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. Lc 16.15-17.

Será que a sua igreja é uma “Igreja Amiga das Crianças e dos Adolescentes”?

Segue um teste abaixo apenas como uma ferramenta para ajudá-lo a pensar no assunto e, se necessário, tomar os passos devidos para que a sua igreja se torne uma igreja que leva crianças ao colo de Jesus e ao centro do seu Reino e não uma igreja que seja um obstáculo.

1. A sua igreja procura formas de adaptar o seu espaço físico para acomodar as crianças e os adolescentes de forma alegre, confortável e segura?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

2. As programações da sua igreja levam em conta as necessidades das crianças e dos adolescentes (o tempo de duração, o espaço necessário, as pessoas disponíveis e bem preparadas para fazer uma programação interessante para as crianças, etc)?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

3. Os membros da sua igreja se preocupam em convidar e levar pessoalmente crianças e adolescentes da vizinhança ou filhos de colegas à sua igreja (mesmo que seus pais não queiram ir)?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

4. A sua igreja gasta seus recursos com crianças e/ou adolescentes mais pobres com o objetivo de dar a elas oportunidades que são comuns às mais ricas, como: bolsas de estudo, aulas de inglês, música, esporte, reforço escolar, um projeto social específico?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

Curso de Formação de Professores e Líderes para o Ministério Infantil
Curso de Formação de Professores e Líderes para o Ministério Infantil

5. Os membros da sua igreja, incluindo as crianças, são admoestados pela liderança a tratar os outros com igualdade e amor, independente da classe social, do gênero ou da etnia da qual cada um pertença?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

6. A sua igreja tem o costume de ouvir as crianças ao ponto de se dispor a fazer mudanças nas programações por conta de alguma reclamação feita por parte das crianças e/ou adolescentes?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

7. A sua igreja busca, de forma ativa, ouvir a opinião das crianças sobre suas experiências na igreja: o que acham, o que pensam, o que sonham para a igreja, o que desejam para sua vida cristã?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

8. A sua igreja busca em sua própria estrutura eclesiástica maneiras de integrar a criança e/ou o adolescente para que se relacionem com todos os membros da igreja e evita deixá-las isoladas sempre participando de programações infantis, nunca junto com os adultos?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

9. Os membros da sua igreja conversam entre si (nos momentos de conversa informal, depois dos cultos, num “junta-panela”, etc) sobre a importância das crianças e sobre como as crianças são capazes de perceber verdades espirituais que às vezes os adultos não percebem?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

10. As crianças e os adolescentes da sua igreja se sentem livres e motivados a participar da adoração e do culto: oram em voz alta, cantam, dão testemunho, tocam instrumentos, etc?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

11. Os membros da sua igreja se dispõem a acompanhar uma criança ou um adolescente (que não são filhos deles), desenvolvendo um relacionamento especial de “tio” ou de mentor?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

12. Os membros da sua igreja normalmente demonstram carinho pelas crianças: conhecendo-as pelo nome, brincando junto, dando atenção e sendo sensíveis aos sentimentos delas?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

13. A sua igreja tem um sistema para encaminhar crianças que sofreram algum trauma (perda de um ente querido, divórcio dos pais, acidentes graves, vítima de violência) para cuidados especiais, incluindo, quando necessário, acesso a profissionais da área da saúde física e mental?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

14. A sua igreja toma alguma providência para evitar ou prevenir que suas crianças se tornem vítimas de abusos, inclusive, abuso sexual?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

15. Os membros da sua igreja tratam com amor, liberdade e discernimento, crianças e adolescentes com necessidades especiais, fazendo com que elas se sintam bem vindas e acolhidas?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

16. Nos momentos de culto congregacional, há uma preocupação por parte do pregador em comunicar verdades espirituais também para as crianças e de afirmar o seu valor diante de Deus?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

17. A sua igreja gasta os recursos financeiros e disponibiliza as pessoas necessárias para que as crianças e adolescentes possam aprender sobre os ensinamentos bíblicos e crescer na fé cristã como bons discípulos de Jesus?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

18. A sua igreja se preocupa em recrutar e preparar bem as pessoas que se dispõem a exercer um ministério com as crianças?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

19. Os membros da sua igreja dão cobertura espiritual aos ministérios com crianças, orando e intercedendo pelas crianças e adolescentes, inclusive pelas crianças em situação de risco?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

20. A sua igreja busca formas de integrar as crianças e os adolescentes no serviço cristão: evangelismo, cuidado com pessoas enfermas, em obras de benevolência, etc.?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

21. A sua igreja busca aprender com as crianças e/ou os adolescentes, permitindo que eles ministrem verdades espirituais para os adultos e não somente sejam vistos como “alunos”.

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

22. A sua igreja estimula as crianças e/ou os adolescentes a descobrirem e a desenvolverem os seus dons espirituais de forma harmoniosa com os outros membros do “corpo de Cristo”?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

23. Os membros da sua igreja buscam formas de dar cobertura espiritual para as crianças exercerem seus ministérios em casa e na escola durante a semana, porque acreditam que, assim como os adultos, elas podem ser usadas por Deus para a transformação dos ambientes em que se encontram?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

24. No período em que as crianças participam do culto congregacional (ou seja, quando estão juntas com os adultos), elas são incluídas em tudo o que se faz, nos cânticos, nas orações, e admoestações, de tal maneira que essa participação é vista por todos como algo positivo e motivo de celebração?

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

25. Os homens da igreja se preocupam em buscar formas de influenciar os meninos e por isto gostam de participar das atividades voltadas especificamente para as crianças.

a) Raramente b) De vez em quando c) Frequentemente d) Quase sempre e) Sempre

Sua igreja é “amiga da criança”? Conte seus pontos. Some os pontos de cada resposta. No final, você poderá saber qual o grau de “amizade” da sua igreja com relação à criança.

Raramente = 1 ponto
De vez em quando = 2 pontos
Frequentemente = 3 pontos
Quase sempre = 4 pontos
Sempre = 5 pontos

Este teste foi criado a partir de uma reflexão sobre o texto de Lucas 16 no qual Jesus chama as crianças para si. Neste texto ele teve cinco atitudes que servem como modelo para uma igreja que quer ser Amiga da Criança. São elas: Ele as incluiu, as ouviu, as tocou, as abençoou, e as enviou.

Confira a sua pontuação e veja abaixo o que ela significa.

Contagem geral:

De 25 a 55 – A sua igreja ainda é adultocêntrica e precisa descobrir como melhorar nas cinco atitudes de Jesus com relação às crianças. Para uma compreensão melhor sobre como sua igreja está em cada uma dessas áreas (a inclusão, a escuta, o toque, a benção e o serviço) use as instruções abaixo para avaliar cada uma dessas áreas.

De 56 a 90 – A sua igreja já tem um bom caminho andado em relação às cinco atitudes de Jesus para com a criança. Provavelmente tem um programa estruturado com pessoal dedicado para o ministério infantil.

Pode ser, no entanto, que esteja faltando uma compreensão mais ampla da criança como membro especial do Reino, como parte operante no Corpo de Cristo e como alguém que precisa do corpo para abençoar e ser abençoado pelo exercício de seus dons. Para uma compreensão melhor sobre como sua igreja está em cada uma dessas áreas (inclusão, escuta, o toque, a benção e o serviço) use as instruções abaixo para avaliar cada uma dessas áreas.

De 91 a 125 – Sua igreja está mais aberta para as crianças do que a maioria e compreende bem o seu valor. É possível que já tenham dado passos importantes no sentido de perceber que as crianças não são apenas beneficiárias de nossas ações, mas são também agentes do Reino em uma categoria privilegiada.*

Para uma compreensão melhor sobre como sua igreja está em cada uma dessas áreas (inclusão, escuta, o toque, a benção e o serviço) use o as instruções abaixo para avaliar cada uma dessas áreas.

Contagem específica (a partir de cada uma das 5 atitudes de Jesus):

Um lugar que acolhe e inclui as crianças: questões de 1 a 5

Olhando para as perguntas de 1 a 5, some os pontos e verifique o que significam:

De 5 a 11 pontos: Sua igreja precisa estudar o que Jesus ensina sobre as crianças no seu Reino e reconhecer que sem elas, a congregação rapidamente se torna um grupo de discípulos mal-humorados e reclamões. Considere maneiras de abrir as portas de par em par para as crianças.

De 12 a 18 pontos: Sua igreja reconhece que a igreja precisa abraçar as crianças, mas as ações para isto ainda são tímidas, limitadas. Jesus incluiu TODAS as crianças.

De 19 a 25 pontos: Sua igreja busca de forma ativa incluir todas as crianças assim como Jesus o fez.

Um lugar disposto a ouvir as crianças: questões de 6 a 10

Agora confira seus resultados para as questões de 6 a 10:

De 5 a 11 pontos: Sua igreja tem dificuldade em ouvir as crianças preferindo sempre falar para elas o que devem fazer. Se elas não são ouvidas e valorizadas no que pensam, por que valorizariam o que os adultos querem lhes ensinar?

De 12 a 18 pontos: Sua igreja acredita que as crianças têm suas próprias idéias, mas ainda não descobriu que Deus está disposto a conversar com elas de forma especial. Aumente seus esforços para ouvir as crianças. A igreja vai poder ensiná-las melhor, mas também aprender muito com elas.

De 19 a 25 pontos: Sua igreja já aprendeu sobre a importância de ouvir as crianças e de aprender com elas, continuou buscando formas de melhorar a “escuta”. Nunca se sabe o que Deus vai revelar por meio de uma criança assim como o fez com Samuel.

Um lugar de cura para as crianças: questões de 11 a 15

5 a 11: Sua igreja ainda não descobriu o valor de uma comunidade de fé que se presta ao serviço mútuo e se transforma num espaço de cura para todos, incluindo as crianças.

12 a 18: Sua igreja sabe que muitas crianças então sofrendo, deseja ministrar a elas, mas não sabe como. Já tem dado alguns passos, mas não sabe como prosseguir. Explore o potencial de cura presente quando uma comunidade expressa amor e atenção uns aos outros, incluindo as crianças que estão sofrendo.

19 a 25: Sua igreja já está engajada no trabalho de fortalecimento e restauração emocional de crianças, especialmente as que estão sofrendo, ou que foram vítimas de maus-tratos. Há muito que fazer e é fácil se sentir impotente. Perseverem.

Um lugar que abençoa as crianças: questões de 16 a 20

De 5 a 11 pontos: Sua igreja não está investindo no discipulado e formação espiritual das crianças de forma a colher bons frutos. O ministério com as crianças precisa ser levado a sério, com pessoal preparado e muita dedicação. Toda a igreja precisa se envolver dando cobertura espiritual em oração.

De 12 a 18 pontos: Sua igreja sabe que é necessário abençoar as crianças e mobiliza recursos financeiros e pessoal qualificado para este fim. Mas talvez seja necessário melhorar as formas de atendimento, reconhecendo que esta é uma área prioritária na vida da igreja.

De 19 a 25 pontos: Sua igreja abençoa as crianças fazendo questão de reconhecer suas conquistas em público, alocando recursos, pessoal qualificado para construir bons programas para as crianças, e se esforçando para fortalecê-las na fé e no conhecimento de Cristo.

Um lugar onde as crianças participam da missão da igreja: questões de 21 a 25

De 5 a 11 pontos: Sua igreja vê as crianças como pessoas em formação, ainda não capacitadas pelo Espírito Santo para o serviço dentro do corpo de Cristo. Por isto pouco esforço é feito para que elas participem da missão da igreja de forma ativa.

De 12 a 18 pontos: Sua igreja reconhece que as crianças também são chamadas e capazes de desenvolver seus dons espirituais dentro do corpo de Cristo. No entanto, as oportunidades que são oferecidas a elas são muito limitadas.

De 19 a 25: Sua igreja já descobriu que as crianças não só são capazes como também quando lhes é dado a oportunidade, trazem grande entusiasmo para o serviço cristão. As crianças na sua igreja já desfrutam do privilégio de abençoar os outros com seus dons e talentos.

Fonte