Como adorar a Deus através do esporte

0
684
title=

O esporte é algo em que muitos do nosso mundo estão envolvidos. 73% de nós praticam algum esporte em algum momento da vida. Para muitas famílias, esses compromissos podem levar bastante tempo e reflexão, o que pode levar a uma visão negativa do esporte em alguns casos. No entanto, assim como os esportes podem ter um impacto negativo, eles também podem impactar sua vida para a glória de Deus.

Eu tive o benefício de jogar futebol quando estava na faculdade. A experiência mudou minha vida. Como? Eu argumentaria que isso me ensinou coisas sobre a vida cristã que eu não teria aprendido de outra maneira. Principalmente: me ensinou sobre adoração.

Deus é o doador de bons presentes . Paulo nos diz em Colossenses 1.16,17:

“Porque por ele todas as coisas foram criadas, no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, domínios, governantes ou autoridades – todas as coisas foram criadas através dele e para ele. E ele está diante de todas as coisas, e nele todas as coisas se mantêm unidas.”

Se todas as coisas foram criadas por ele, por meio dele e para ele, isso também inclui esportes. E, pensando que Deus criou esportes, ele não precisava! Da mesma forma, ele não precisava nos dar paladar ou comida de bom gosto. Ele poderia simplesmente criar comida como meio de sobrevivência, mas não o fez. Ele nos amou tanto que nos deu a oportunidade de apreciar as coisas. É por isso que Paulo diz: “Se você come ou bebe, ou faça o que fizer, faça tudo para a glória de Deus” ( I Coríntios 13.31 ).

O esporte é um presente que nos permite, como portadores de luz, refletir a glória de Deus.

Eu gostaria de ter entendido isso completamente enquanto jogava futebol. Eu não percebi o que era a adoração pelo esporte até que o jogo foi tirado de mim. Sofri algumas lesões no joelho, o que interrompeu minha capacidade de praticar o esporte que eu mais amava — sonhando com o futebol da divisão I desde criança. O futebol se tornou meu ídolo, e isso foi algo que eu não percebi até que o médico recomendou que eu pendurasse as chuteiras.

Quando o jogo que eu amava se foi, pensei que minha vida também se foi. Eu via o dom do esporte como algo que merecia e merecia, em vez de uma bênção de Deus . Na minha amargura, vi Deus como o punidor.

É por isso que sou tão apaixonado por ajudar os outros a ter uma visão correta do esporte.

Se os esportes são presentes, como podemos evitar de transformá-los em ídolos? Como, em vez disso, podemos adorar a Deus através do esporte? Penso nas maneiras básicas de ensinar as crianças a receber presentes no Natal:

1. Reconheça o presente

Trate isso como um presente e não algo que seja ganho ou merecido. Deus não teve que nos dar o dom do esporte, mas Ele fez.

2. Agradeça ao doador

Este é um presente intencional. Não devemos apenas arrancar o papel do presente e seguir em frente. Devemos procurar ver de quem é e agradecer-lhe.

3. Aproveite o presente

Você pode agradecer a alguém tudo o que deseja por um presente, mas somente quando você usa e aproveita o presente é que realmente mostra sua gratidão. Deus se deleita em desfrutar de um presente — não um mero dedo para o céu depois de uma corrida em casa. Claro, sua diversão pode ser exibida em um gesto externo, mas pode ser tão simples quanto se divertir e tocar da melhor maneira possível.

Se você pratica um esporte, tem uma oportunidade. Você vai abrir o presente, agradecer ao doador e aproveitar o presente? Se você aprender a desfrutar da glória de Deus através dos esportes, sua visão de Deus será transformada e as pessoas ao seu redor poderão ver a adoração em exibição durante o jogo que você ama.

Artigo escrito pelo pastor Zach Cochran para o site churchleaders.com

Fonte