Em que caverna você está?

0
1836
title=

Vendo essa história do time de futebol que ficou preso na caverna em Pattaya, na Tailândia, por conta das circunstâncias climáticas que os levaram cada vez mais para dentro dela, fiquei meditando que muitas vezes em nossa vida ocorrem circunstâncias que podem nos levar a ficar presos em cavernas.

O profeta Elias, em I Reis 18, desafiou os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá para um duelo no qual veriam quem realmente era o verdadeiro Deus. No versículo 38, o Senhor respondeu com fogo às orações de Elias, e no versículo 39 o povo declarou: “Só o Senhor é Deus”.

Logo após esse duelo, Elias orou para que chovesse em Israel, pois já havia três anos e meio que não chovia. E o Senhor respondeu às orações de Elias, e a chuva veio.

Em I Reis 19, o rei Acabe relata tudo que ocorreu no Monte Carmelo para Jezabel, sua esposa, e esta, irada com o profeta, o ameaça. Elias teve medo e fugiu para salvar a sua vida. No versículo 9, a Bíblia mostra que Elias entrou numa caverna.

Queridos, esse profeta corajoso, que havia ganhado tantas batalhas, agora se esconde em uma caverna com medo de Jezabel. Por quê?  Ele estava se sentindo só, estava exausto de lutar para que a sua nação temesse e servisse ao Senhor.

Em nossas vidas, muitas vezes, depois de lutarmos e perseverarmos por muito tempo por alguma situação (como a conversão de familiares, saúde, finanças, etc.), nossas emoções nos desanimam e nos levam a entrar em cavernas.

A pergunta é:  Em que caverna você está?  A caverna do desânimo? A caverna do rancor?  A caverna da falta de perdão? A caverna da incredulidade? Realmente não sei em que caverna você está, mas uma coisa eu sei: você pode sair dessa caverna, do mesmo jeito que os mergulhadores salvaram aquele time de futebol daquela local na Tailândia, e do mesmo modo como o Senhor ordenou a Elias para que saísse da caverna e ficasse no Monte, na presença do Senhor, pois Ele iria passar naquele monte.

Queridos, o Senhor não nos fez para ficarmos escondidos em cavernas. Decida agora pedir socorro do Senhor, pois ELE é especialista em resgates espetaculares. ELE, o Senhor, quer te resgatar das cavernas emocionais que estão o sufocando! Fique no Monte esperando o Senhor passar.

Medite em I Reis, capítulos 18 e 19.

Cléa Gomes | pastora da Igreja da Paz São Paulo

Fonte