As coisas materiais tendem a dominar, em vez de servir. As pessoas começam a se concentrar nas coisas e não no propósito para elas. Jesus disse: “Cuidado! Cuide-se contra todos os tipos de ganância, a vida não consiste em abundância de bens” (Lucas 12.15). Quando Deus graciosamente dá um bom lar ou apartamento para um crente, não é apenas para consumo pessoal, mas para uso para outros.
Uma razão pela qual o ministério celular não cresce mais rapidamente é devido à falta de hospitalidade. As pessoas não estão dispostas a abrir suas casas para grupos de células. Mas este problema também atormentou a igreja primitiva, e Pedro aborda o problema em I Pedro 4.9: “Ofereça hospitalidade uns aos outros sem resmungar”. A igreja primitiva dependia de membros hospitaleiros para abrir suas casas e alguns estavam resmungando sobre isso, ao invés de acolher alegremente os outros.
A palavra hospitalidade significa “ser amigável, recepção generosa e entretenimento de convidados, visitantes ou estranhos”. Os sinônimos são: recepção calorosa, dar boas-vindas, utilidade, vizinhança, calor, gentileza, congenialidade, generosidade, entretenimento, comida. Todos os crentes podem melhorar sua hospitalidade – sua generosidade, vizinhança e entretenimento dos convidados. Mas aqueles que abrem suas casas para grupos celulares têm uma oportunidade especial para oferecer hospitalidade.
O papel do hospedeiro é um dos aspectos mais subestimados do ministério celular. Nós ouvimos muito sobre o líder da célula, treinador e pastor, mas muito pouco sobre o anfitrião. No entanto, hospedar uma reunião celular pode fazer ou quebrar o ministério das células. Um anfitrião eficaz cria uma atmosfera acolhedora que atrai as pessoas de volta. Os anfitriões permitem que o líder da célula se concentre nas pessoas presentes e o alivia de todo o trabalho de hospedagem adicional.
Existe um dom de hospitalidade? Alguns escritores pensam assim. Não tenho certeza se tal dom existe, mas acredito que certos dons espirituais tornam mais fácil hospedar um grupo de células. Por exemplo, aqueles com o dom de ajuda, serviço, pastoral, de doação ou de misericórdia geralmente fazem ótimos anfitriões. E eu acredito que Deus colocou uma abundância dos dons de ajuda e serviço no corpo de Cristo. Os anfitriões que possuem dons de tipo “hospitalidade” fazem excelentes anfitriões “permanentes”. No entanto, eu também acredito que todos os cristãos devem crescer na hospitalidade e aprender a se tornar melhores hospedeiros.