Recomeçar é uma experiência contínua. Na vida cristã cada dia somos desfiados a permanecer na fé.
Mas quando passamos por experiências que aparentemente precisamos parar?
Não há nenhum time que perdeu, não existe alguém que sempre ganhou em tudo. Por isso devemos perseverar e prosseguir assim como diz a palavra em Filipenses 2.13-14. Seguindo esse estudo existem três fatores que nos fazem recomeçar.
1. Saber recomeçar depois de um erro. Jesus veio para nos perdoar. É um paradoxo falar que alguém está “desviado”, pois Deus é perdoador e derramou seu amor para todo o mundo. Então decida tirar a palavra “desviado” do seu dicionário. Não volte atrás.
Davi recomeçou depois de cometer adultério arrependeu-se e recomeçou a sua história. Jonas saiu do fundo do mar porque clamou ao Senhor e depois disso voltou para a cidade de Nínive para cumprir o chamado no qual Deus o havia destinado. Pedro também recomeçou depois de ter negado a Cristo, desta forma Jesus o perdoou e o consagrou como pastor de ovelhas.
2. Precisamos recomeçar depois de uma fatalidade. Jó perdeu tudo, filhos, posses e a saúde. Ainda assim ele não retrocedeu. Como Jó homens e mulheres de Deus podem passar por perdas e tristezas.
Pessoas que sofreram acidente, que ficaram viúvas, que enfrentaram um divórcio e empresários que perderam seu negócio. Mesmo ao redor da fatalidade, não existe glória nenhuma em parar no meio caminho. A maioria dos campeões foram pessoas tirados das cinzas, estavam num nível completo de derrota e desacreditados, mas um dia despertaram e não desistiram de caminhar.
3. Precisamos aprender a recomeçar depois de grandes oposições e resistências. Ninguém pode fazer você desistir dos seus sonhos. Há pessoas que na menor dificuldade desiste de seguir Jesus.
Deixar de ir à Igreja por uma chuva pequena ou mesmo colocar expectativa na liderança e ficar magoado com os irmãos e não voltar mais a célula. São pequenas situações, contudo são barreiras para recomeçar.
Mas como reanimar-se para o recomeço?
1º Entender que perder uma batalha não significa perder uma guerra.
2º Lembrar que Deus não tem prazer nos que retrocedem (Hebreus 10.38).
3º Quando falhar não corre e sim correr para Deus.
4º Lembrar que o fator determinante para o seu futuro não é como você está, mas é como você reage hoje.
5º O vencedor nunca desiste, o desistente nunca vence
6º Maior é que está em mim do que está no mundo
7º Jesus transforma a água em vinho. Deus te faz sair das águas e te transforma no melhor vinho.