Todos enfrentamos tentações em nossa vida. Até mesmo Jesus foi tentado pelo diabo! Tentação é um convite para o pecado. Ela faz o pecado parecer bom, desejável, quase irresistível… Mas, se você é salvo por Jesus, você pode vencer a tentação!
Você não precisa mais se render à tentação, caindo em pecado. A Bíblia ensina algumas maneiras práticas de fortalecer o domínio próprio, resistindo à tentação:
1. Vigiar e orar
Quando você é apanhado de surpresa, é mais difícil vencer a tentação. Por isso, é importante estar de alerta. Ore a Deus, pedindo ajuda para vencer a tentação, e dedique mais tempo às coisas de Deus. Se sua mente estiver cheia da Palavra de Deus, haverá pouco espaço para o pecado.
2. Dizer não!
Ser tentado não é pecado mas sucumbir é. Muitas pessoas pecam porque acham que não podem fazer nada quando chega a tentação. Deus não vai retirar todas as tentações de sua vida mas ele vai lhe ajudar a resistir. O primeiro passo é identificar a tentação e escolher não pecar.
3. Fugir da tentação
Algumas tentações são fáceis de resistir mas outras não são. Por isso, a Bíblia lhe aconselha a fugir das tentações mais perigosas. Sim, fugir! Além da imoralidade sexual, a Bíblia aconselha a fugir também da idolatria. Se você sabe que vai pecar, evite e remova tudo que traz a tentação.
4. Pedir perdão
Por vezes, você vai sucumbir à tentação e cometer pecado. Mas não desanime! Peça perdão a Deus (e a qualquer pessoa que você tiver machucado). Deus sempre perdoa quem se arrepende. Reconhecer as fraquezas é importante e Deus ajuda quem é humilde.
Continue lutando contra a tentação!
> Leia mais:
+ Aprenda a lidar com a tentação
+ Estágios da tentação