Lidando com os conversadores

0
1450
title=

As células oferecem um ambiente acolhedor em que o compartilhamento aberto prospera. Isso é extremamente positivo, mas o perigo se esconde também. Algumas pessoas se direcionam para grupos pequenos para expressar suas opiniões, por mais negativas e combativas que possam ser. Elas aproveitam a atmosfera calorosa para descarregar sobre os outros, para encontrar uma abertura para sua insegurança. Essas pessoas adoram ouvir suas próprias vozes. Ninguém tem a oportunidade de contribuir enquanto eles falam, e os membros do grupo virão a ressentir-se de seus comentários e comportamentos.

Lidar com os conversadores é provavelmente o maior desafio nas reuniões grupais. Eu disse repetidamente que os líderes de pequenos grupos não devem dominar o grupo. Isso também significa, no entanto, que um ou dois membros do grupo não devem dominar.

O facilitador deve proteger o grupo daqueles que dominam a reunião. Aqui estão algumas etapas práticas para superar esse problema:

Sente-se ao lado do falador para dar menos contato com os olhos.

Os conversadores não precisam de muitos incentivos. Eles podem até sentir que você, o líder, está encorajando sua conversa sem parar pelo contato com os olhos, acenos com a cabeça e ouvindo atentamente. Sentar-se ao lado da pessoa e evitar o contato com os olhos irão sinalizar que você não está encorajando ele ou ela.

Convoque outras pessoas para darem suas opiniões. Quando você chama uma pessoa pelo nome, você está dizendo para o resto: “Aguarde sua vez”. Ao chamar os indivíduos por nome, você está assumindo responsabilidade de liderança e dirigindo a conversa do grupo.

Redirecione a conversa para longe do falante, se ele faz uma pausa. Concedida, esta é uma medida mais drástica. Quando compartilho essa tática em um seminário, a multidão gargalha. No entanto, os líderes precisam fazer o que é necessário para proteger o grupo de células desse controle.

Fale diretamente com a pessoa. Muitas vezes, os conversadores simplesmente não entendem o propósito de um pequeno grupo. Eles acreditam sinceramente que os outros precisam de sua contribuição constante e sabedoria espiritual. Eles nunca perceberam que o objetivo do pequeno grupo é permitir que todos participem e compartilhem. Falar diretamente com a pessoa, após ou antes da reunião do grupo celular, muitas vezes resolverá o problema.

Se o problema persistir, fale com a pessoa diretamente acima de você (por exemplo, supervisor, pastor). Muito provavelmente, esse líder tem mais experiência em lidar com essas questões e pode oferecer uma visão valiosa para resolver o conflito.

Peça a pessoa para ajudá-lo a tornar a reunião mais participativa. Eu dei um seminário sobre células em Nova Jersey, e depois um líder celular bem-sucedido se aproximou dizendo: “Encontrei uma ótima maneira de lidar com o falador constante que funciona todas as vezes”. Ele continuou: “Peça ao falador para ajudá-lo a fazer com que outros falem”. Este conselho faz sentido. Quando o falador entende a razão maior para o grupo de células e até mesmo como participar no cumprimento deste objetivo, é provável que ele mude.

Torne clara a regra de que ninguém pode falar uma segunda vez até que todos tenham tido a chance de falar pela primeira vez.

Qual dos métodos acima funcionou melhor para você? Ou talvez você tenha outra sugestão?

Fonte