O ministério de igreja em células é muito simples. Começa com uma única célula. Tanto plantar uma igreja em células e transicionar uma igreja em células começam com um grupo piloto ou protótipo. Quem lidera a primeira célula nos dois casos? O pastor titular (pastor sênior). O envolvimento do pastor titular é fundamental na igreja em células e isso é especialmente verdade na questão da supervisão.
Supervisão pode parecer demasiadamente complicada. Anos atrás, segui uma estrutura de supervisão chamada de supervisores L, D e X. Parei de usar aquele sistema quando percebi que gastava tempo demais definindo os nomes!
A verdade simples da supervisão é que quando a célula protótipo se multiplica, seja numa igreja plantada ou numa igreja em transição, o pastor titular se torna o supervisor dos novos líderes. Em outras palavras, a supervisão começa com o pastor titular. Sim, o pastor titular irá consequentemente levantar supervisores para ajudar a carregar o fardo, porém a estrutura/visão de supervisão sempre está com o pastor titular.
> Leia também:
+ Cinco segredos da importância da supervisão de células
+ Como fazer uma supervisão de célula bem-sucedida
+ Supervisão de líderes
Alguns pastores titulares são abençoados em ter pastores adicionais na equipe pastoral. Idealmente, esses pastores são o fruto do sistema de células (por exemplo, liderou uma célula, multiplicou uma célula, tornou-se supervisor e finalmente se desenvolveu para o papel de pastor de tempo integral na equipe). O pastor titular supervisiona principalmente os pastores da equipe que então supervisionam o restante do sistema de células.
A maioria das igrejas é pequena e não tem equipe de tempo integral, porém o pastor titular pode estabelecer uma equipe de supervisão feita de líderes de célula leigos.
Lembre-se, supervisionar é simples. Origina-se no pastor titular e se estende a todos os líderes de célula. Não complique o processo.