Todo atleta para alcançar o máximo de seu potencial precisa de um técnico para ajudá-lo a treinar melhor. Semelhante, os líderes de células, os artilheiros da igreja em células, também precisam da figura do treinador. E esse treinador tem um nome bem peculiar: supervisor.
É engano achar que um líder de célula, por mais talentoso ou bem treinado que (a) seja, dará conta de liderar tão eficientemente sozinho. Daí a importância da supervisão.
O pastor Joel Comiskey, autoridade mundial em células, listou, em seu livro “Seja um supervisor de células eficaz” (2006), cinco segredos da importância da supervisão de pequenos grupos.
1. A supervisão mantém a motivação do líder de célula fortalecida. Supervisão consistente pode manter um líder de célula inspirado e afiado.
2. A supervisão pode melhorar a habilidade de liderança do líder de célula. Pequenas diferenças na estratégia (junto com pequenos erros) fazem a diferença entre ganhar e perder.
3. A supervisão pode prevenir desastres antes que aconteçam. O desencorajamento pode ser tratado antes que se torne mortal.
4. A supervisão ajuda os líderes a trabalharem juntos como uma equipe. Cooperação previne o isolamento doentio e promove unidade.
5. A supervisão pode promover a descoberta e o desenvolvimento de novos líderes. Um sistema de células cresce quando novos líderes potenciais são descobertos no contexto de grupos saudáveis.