A vida não é feita apenas de bons momentos, e é natural que o pessimismo, o desânimo e os pensamentos negativos apareçam de vez em quando. Ser pessimista não é exatamente bom ou ruim, mas ser pessimista o tempo todo pode ser prejudicial — assim como ser sempre otimista demais. O ideal é ter flexibilidade e saber se adaptar às situações.
Algumas pessoas tendem a ser pessimistas em relação a quase todos os aspectos da vida, enxergando apenas o lado ruim dos acontecimentos. Esses indivíduos ficam presos em um círculo vicioso negativo, em que pensamentos distorcidos causam sentimentos ruins e potencializam ainda mais sua crença de que tudo sempre dá errado.
Se você vive reclamando da vida, enxerga somente o lado negativo das coisas e sempre acha que algo ruim está para acontecer, atenção: positividade atrai positividade, enquanto a negatividade atrai negatividade. Quanto maior for seu pessimismo e negativismo, menos capacidade você terá de apreciar as coisas simples da vida.
Como se livrar do pessimismo em cinco passos
Reinterprete os seus pensamentos
A maioria dos pensamentos pessimistas são repetitivos e, como consequência, eles rapidamente se tornam automáticos. Para evitar isso, questione sempre se determinado pensamento ruim faz sentido e avalie quais são as chances de que ele se torne realidade. Tenha em mente que o pessimismo é apenas uma forma de ler as informações que recebemos pelo mundo.
Afaste-se de pessoas pessimistas e que só reclamam
Todos os tipos de energia são contagiantes. Por isso, quem convive com pessoas que só reclamam e estão sempre esperando que o pior aconteça acaba sendo “contaminado” por esse pensamento pessimista. Escolha com cautela o que você quer manter na sua vida e, caso você não consiga mostrar para o pessimista que nem tudo é um mar de lamentações, se afaste dessa pessoa.
Administre as expectativas
O excesso de expectativa pode trazer muitas frustrações, especialmente quando as coisas não acontecem conforme o esperado. Uma pessoa que vive se frustrando acaba desenvolvendo um pensamento pessimista, esperando sempre o pior das coisas e das pessoas.
Expresse gratidão por tudo o que faz você se sentir grato
Que coisas fazem você se sentir grato? Quantas coisas deram certo na sua vida? Comece a dar mais atenção para as coisas boas que você já tem e perceba como existem aspectos positivos em sua vida. Mude o seu foco e pare de olhar somente para as coisas que deram errado.
Confie em suas capacidades
Pessoas que não reconhecem suas habilidades e capacidades dificilmente acreditam que algo poderá dar certo, uma vez que se sentem incapazes de realizar qualquer coisa. Saiba quais são suas forças e pare de tentar ser sempre o melhor, preferindo dar o seu melhor em cada situação.
Na prática: crie o hábito de sempre escrever três coisas que deram certo no seu dia, mesmo que sejam as tarefas mais simples. Aprenda a olhar para o lado bom das coisas e das pessoas e veja como sua vida se transforma com o poder dos pensamentos positivos.
> Leia também:
+ Bem-aventurado os que guardam sua boca e língua
+ Terceiro pecado mortal da língua: o pessimismo ou a negatividade