Eu tinha apenas 19 anos quando liderei a minha primeira célula na casa de meu pai em 1975. O nosso grupo estava ligado ao movimento da Calvary Chapel (em tradução livre, Capela Calvário) em Costa Mesa, Califórnia (movimento de Jesus). Nós na célula de jovens crescemos juntos, vivenciamos provações, debatemos teologia, discernimos falsos ensinos e, acima de tudo, desenvolvemos amizades profundas. Nós praticamos o uns aos outros, estendemos a mão aos nossos amigos, e permitimos que o Espírito de Deus falasse através de cada um de nós. Deus usou esse pequeno grupo inicial para me discipular, me mudar, e até me lançar para o ministério. E é exatamente por isso que os jovens precisam de pequenos grupos de hoje. Aqui estão algumas razões para isso:
Espiritualidade: jovens em todas as culturas e em todas as gerações precisam de Jesus. Mesmo os jovens que vieram a Cristo e experimentaram uma medida de cura ainda precisam lidar com problemas que aparecerão mais tarde. Células de jovens transformam vidas à medida que os jovens são capazes de ser transparentes entre os seus pares.
Relacionamentos: os jovens, como toda a humanidade, são seres relacionais e precisam de comunidade. A Trindade os criou para a comunidade. E essa necessidade é especialmente aguda em uma sociedade impessoal e disfuncional. Mesmo os jovens que vieram de um cenário relativamente estável precisam de relacionamentos. Sem eles, os jovens murcham. O isolamento é uma armadilha do inimigo.
Envolvimento: células eficazes de jovens seguem princípios das igrejas domésticas do Novo Testamento em que cada crente devia ministrar. O ministério de células de jovens vai contra a ideia de que apenas o pastor de jovens faz todo o trabalho enquanto o resto dos jovens senta e ouve e, talvez, se envolve em alguns programas. A participação é o coração da célula de jovens. Ninguém se senta no banco de trás. Conforme os jovens compartilham suas histórias, pedem oração e ministram uns aos outros, eles são transformados no processo. Eles tornam-se os ministros e crescem como discípulos de Cristo.
Evangelismo: jovens alcançando jovens através do ministério celular têm o potencial de discipular uma nova geração para Jesus. Os jovens conhecem as necessidades de sua própria geração e são mais capazes de evangelizar aqueles que são de sua própria faixa etária. Os jovens são eficazes em alcançar e, quando eles estão multiplicando novos grupos e ministrando por todo o mundo, muitas almas perdidas serão salvas e discipuladas.
Jimmy Seibert viu frutos maravilhosos com células lideradas por estudantes em Waco, Texas, no campus Baylor na década de 1990. Deus criou um movimento de células jovens no campus naquela época de cerca de 600 alunos em 60 células de jovens que eventualmente se formaram na Antioch Community Church em 1999 e agora se tornou um movimento de igrejas em células. Minhas duas filhas (20 e 22 anos) são membros em uma das muitas igrejas Antioch Church plantadas em La Mirada, Califórnia, e estão ativamente envolvidas nos grupos, assim como a maioria das pessoas da igreja.
Deus está usando células de jovens para fazer discípulos que fazem discípulos, sejam esses grupos na África, América, América Latina, Brasil ou em qualquer parte do mundo.