Um mito na igreja em células é que as células satisfazem todas as necessidades. Uma leve variação desse mito é que o líder de célula é responsável por suprir todas as necessidades de aconselhamento, deveres pastorais, interação relacional, evangelismo e funções administrativas. Permita-me mostrar duas razões de porquê isso é falso:
Primeiro, o ministério de células realça o sacerdócio de todos os crentes. Grandes líderes ativam os membros para participar, usar seus dons e se desenvolver como futuros líderes. Segundo, a igreja em células enfatiza supervisão ou treinamento. Isso significa que todo líder na igreja em células tem um treinador. Treinamento garante que o líder de célula não tem que descobrir tudo sozinho — sempre há alguém para ajudá-lo.
Supervisão/treinamento se aplica a aconselhamento, o tema do blog deste mês. Pessoas EGR (Extra Grace Required – Que demandam uma graça especial) sempre estarão nas células. Determinados EGRs precisam de aconselhamento por causa de problemas na infância, cadeias satânicas ou problemas físicos. Outras pessoas EGR são rebeldes, arrogantes e insubmissas.
A boa notícia é que o líder de célula ou equipe de liderança não precisa resolver todos os problemas. Nem tampouco o líder deve sentir que o grupo precisa resolver todos os problemas. A estrutura de cuidado supervisional existe como um sistema de suporte para aconselhar o líder quanto a como resolver os problemas, conversar diretamente com as pessoas EGR ou reorganizar os membros do grupo. Talvez Jay lute contra o medo, o que resulta em pesadelos e problemas físicos. Jay compartilha essas ansiedades no grupo. O grupo ouve, ora e ministra a Jay. Entretanto, Jay continua a trazer os mesmos problemas, semana após semana e o líder se sente inútil para aconselhar Jay. Nesse caso, o líder deve chamar o supervisor para intervir e conversar diretamente com Jay. E se o supervisor não puder ajudar, ele levará esse caso ao próximo nível de treinamento (embora em muitas igrejas o supervisor seja o pastor principal, que pode falar diretamente com Jay).
Estou lidando com um grupo agora que tem uma pessoa EGR. O líder sente-se inadequado para lidar com essa pessoa. Uma vez que eu estou supervisionando/treinando esse grupo, preciso intervir, o que tirará uma enorme carga da vida do líder do grupo.
E quanto a você? Como sua igreja em células lida com pessoas EGR e, mais especificamente, com pessoas EGR que têm necessidades de aconselhamento?