A multiplicação por duplicação acontece quando uma célula-mãe cresce e estrutura-se para duplicar-se, gerando assim uma nova célula, com um novo líder, um novo anfitrião, membros em número acima de seis pessoas, que saem dando origem a uma célula-filha; ela já sai estruturada com todos os elementos de uma célula. A nova célula começa o seu ciclo reprodutivo a partir da sua multiplicação.
A principal vantagem desse modelo é a quantidade com qualidade, ou seja, nesse modelo, o risco de acontecer o reagrupamento é muito menor, pois há uma seleção antecipada de quem vai ser o anfitrião, novo líder, os membros que vão junto com ele; assim, o ministério é distribuído com mais segurança.
A desvantagem principal é que demora mais para que a célula possa se multiplicar. A célula se multiplica em apenas mais uma, e para isso leva cerca de seis a nove meses, em média, isso quando as coisas acontecem de forma correta e quando nada dá errado no processo. Dessa forma, o máximo que um líder de célula pode chegar dentro de um ano é a supervisor de setor (líder responsável por cinco a quinze células).
Leia também:
+ Preparativos para uma multiplicação de célula abençoada
+ Métodos de multiplicação da célula
+ Frequência da multiplicação das células
+ Por que a multiplicação de células é necessária?
+ Obstáculos e ajudas na multiplicação de células