Os benefícios da célula

0
324
title=

Os que formam a liderança devem mostrar o valor, as vantagens e os benefícios que a célula traz para a igreja local, para a família e para o Reino de Deus.

Para que nossos liderados sintam-se atraídos pelo modelo de células temos de mostrar os valores que envolvem esse método e como os pequenos grupos podem agregar na vida de alguém.

1. A célula agrega valor às pessoas. Nela todos deixam de ser meros espectadores. Passa a ser alguém com nome, endereço, data de aniversário, com necessidades compartilhadas e com vínculos de amizade. Passam a ter identidade.

2. A célula aproxima as pessoas. Deus usa agentes e meios para aproximar pessoas. Não podemos permitir que a célula perca a oportunidade de integrar pessoas à igreja local. Comparando o saco cheio de batatas ao purê de batatas, o que parece ser melhor no contexto das células? No saco, cada batata ganha o seu destino, mas no purê elas ficam unidas. A célula deve ser tal igual um purê, um local de união na contribuição de uma igreja-família.

3. A célula facilita o atendimento às necessidades materiais e espirituais.  Há muitas estratégias para atender os irmãos, desde orar pelo irmão na célula até facilitar até a entrega de uma cesta básica para o membro que está passando por dificuldade financeira. Facilitar esse atendimento delegando ou nomeando auxiliares na célula. Essa é uma maneira de facilitar o atendimento.

4. A célula ajuda a descobrir e identificar os dons e talentos de cada membro. Neste ponto o líder deve estar atento e saber delegar funções de acordo com os dons de cada pessoa. Ela vai começar a se sentir útil em poder fazer tarefas na qual é especialista. As funções da célula quando bem distribuídas são pontes para que as pessoas tenham interesse em participar de ministérios da igreja.

5. A célula ajuda a alcançar pessoas que nunca iriam a uma igreja. Embora a célula seja uma igreja no lar, ela é um instrumento para alcançar pessoas para Cristo. É um ambiente informal e descontraído.

6. A célula viabiliza a prática do amor fraternal.  Lá deve existir um ambiente de segurança, de proteção. A pessoa deve se sentir como parte da família. Que ela possa ser amada e saiba doar esse amor aos novos integrantes da célula.

7. A célula amplia as possibilidades de todos os membros da célula se envolverem no ministério cristão. Liberta-nos da ideia errada de que a obra de Deus é exclusiva, somente para pessoas que trabalham tempo integral e que são remuneradas pela igreja. Deus tem como mandamento: ide e pregai o evangelho a todas as nações (Mateus 28.19). A maior parte do serviço de discipular, aconselhar, pastorear e visitar é realizada pelos voluntários.

8. A célula é um dos melhores instrumentos da formação de novos líderes. Essa formação acontece sobre um respaldo ministerial e capacidade reconhecida pelo povo. O grande problema é quando líderes são levantados e estabelecidos ou por uma eleição sem o reconhecimento do povo ou porque concluíram algum curso, seminário bíblico sem ter experimentado a prática e a vivência ministerial. Na célula há como acompanhar a formação de um líder.

Estes são os principais benefícios que incentivam no crescimento de uma a célula 100% saudável.

Natasha Carvalho — com ideias do pastor Elson Mota

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA