O líder educável sabe ouvir

0
361
title=

Com razão, disse Dean Rush: “A melhor forma de persuadir uma pessoa é com seus ouvidos – ouvindo-as”. Todo líder espiritual, antes de tudo, tem que ser um bom ouvinte.

Um aspirante à política aproximou-se de Oliver Wendell Holmes e lhe perguntou como conseguir eleger-se. Holmes respondeu: “A capacidade de ouvir os outros, de uma maneira  simpática e compreensiva, é, talvez, o mecanismo mais eficaz do mundo para conviver  bem com as pessoas, e angariar a amizade delas para sempre. Pouquíssimos são os que praticam a ‘magia branca’ do bem ouvir“.

Ouvir é um esforço autêntico para compreender o que a outra pessoa deseja “descarregar”, e  deve-se  fazê-lo sem pré julgar o caso em questão.

A sensibilidade às necessidades alheias se expressa melhor através do “ouvir” do que do “falar”. É uma tragédia quando o dirigente diz que está ocupado demais que não dispõe de tempo para ouvir alguém.

Quando você é  designado para um cargo de liderança, seus ouvidos tornam-se ainda mais importantes.  Eles o capacitam a entender o que está acontecendo ao seu redor. Eles o capacitam a entender as razões e as necessidades das outras pessoas. Aumentam o seu aprendizado, tornando-o mais competente e eficaz. Ganham o respeito e desenvolvem a auto estima de seus seguidores, que valorizam sua atenção. Ajudam-no a descobrir em si mesmo o tipo de líder de que as pessoas precisam.

Pessoas que o líder deve ouvir

1. O Senhor de sua vida (Deus).

2. Seu cônjuge.

3. Seus filhos.

4. Seus pais.

5. Seus amigos.

6. Seu superior.

7. Seus liderados.

8. Seu médico.

9. Seu professor.

Quem ouve mais, aprende e cresce, e nunca será escravo da ignorância e da mediocridade. Só os “grandes” sabem dizer: “Não sei tudo”. Bernard M. Baruch disse: “A maioria das pessoas bem-sucedidas que conheço são aquelas que ouvem mais do que falam… Você não tem que apagar a estrela do outro, para que a sua brilhe”. Muitos lideres têm pouco problema para falar mas têm limitações severas para ouvir.

 

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA