Não roube ovelhas!

0
376
title=

O incrível do ministério celular é que vidas são transformadas, dons espirituais são descobertos, pessoas experimentam camaradagem no evangelismo, e novos fazedores de discípulos são formados. Ao domingo pela manhã, os que estão envolvidos em células estão famintos para receber a Palavra de Deus porque estão ativos no ministério do Novo Testamento. Naturalmente, aqueles dentro do grupo de célula querem convidar a todos que conhecem a experimentar o poder do ministério celular. Mas eles deviam convidar a todos? Não. Deixe-me explicar. Seu ministério celular é voltado para duas classes de pessoas:

  • Aqueles que fazem parte da sua igreja local;
  • Aqueles que não têm igreja.

Permita-me ser super claro aqui: Seu grupo de célula não é para pessoas de outras igrejas evangélicas. Isso é chamado de roubo de ovelhas e não é ético!!!

Se uma pessoa faz parte de uma outra igreja evangélica, ela está debaixo da autoridade e da direção espiritual daquele pastor e igreja local. Se você é um líder de célula, você precisa respeitar esse relacionamento espiritual ordenado por Deus e encorajar essa pessoa a voltar para igreja dele ou dela e a iniciar um grupo de célula ou a envolver-se em um dos grupos existentes na igreja.

Membros de célula têm a tendência de convidar seus companheiros, amigos e colegas de trabalho cristãos para seus próprios grupos de célula. Afinal, é mais fácil convidar um amigo e companheiro cristão, do que ter o trabalho difícil de conhecer um descrente ou uma pessoa que não tem igreja. Mas encher seu grupo de célula com cristãos de outras igrejas vai eventualmente estagnar seu grupo e ministério celular. Aqui está o porquê:

  • O problema de espaço. Essa pessoa está enchendo espaço no grupo que deveria ser ocupado por um membro da sua igreja ou por uma pessoa que não pertence a nenhuma (não cristão ou pessoa que não tem uma igreja). Jesus não disse que a seara é grande? (Mateus 9). Na maioria dos lugares ao redor do mundo, há muitas pessoas que precisam de Jesus, e esse é o motivo chave para seu grupo existir. Eu vi muitas células estagnarem por terem sido dominadas por pessoas de outras igrejas. Não permita que isso aconteça!
  • O problema da direção. Você não pode verdadeiramente discipular uma pessoa de uma outra igreja. Por exemplo, como você vai levar aquela pessoa através do equipamento de discipulado da sua igreja (isto é, treinamento) que ensina a doutrina, a visão da sua igreja, e eventualmente leva a pessoa a tornar-se um novo fazedor de discípulos em um de seus novos grupos de célula? Em outras palavras, você não pode mover-se adiante com essa pessoa porque ele ou ela já está debaixo da direção de um outro pastor, igreja, conjunto de valores, e visão (por exemplo, ministérios, programas, doutrina, etc.).
  • O problema da visão. A pessoa não está na mesma página que você a respeito de direção, metas, e muitas vezes de doutrina. Essas diferenças muitas vezes surgem quando se fala sobre o alcance da célula, questões pastorais, ou o que está acontecendo na celebração de domingo da sua igreja.
  • O problema ético. Deus planejou ordem e liderança na sua igreja local (por exemplo, Hebreus 13:17; 1 Timóteo 2 e 3) e você, como um líder de célula, precisa respeitar essa ordem.

Reconhecidamente, há exceções. Nós descobrimos que algumas pessoas “dizem” que frequentam as mega igrejas populares, mas na realidade essas pessoas não estão integradas, não frequentam, e são ovelhas sem um pastor. Elas precisam se integrar a uma igreja local. Algumas pessoas também frequentam a igrejas que não pregam o evangelho e não são sequer salvas. Você precisa envolvê-las em sua igreja local. E lembre-se que algumas podem decidir (por sua própria vontade) mudar de igreja e começar a frequentar tanto a célula quanto a celebração da sua igreja local.

Vamos nos lembrar de que Jesus está desejoso por alcançar sua cidade e discipular aqueles que são parte da igreja local que Ele estabeleceu. Vá atrás dos que não têm igreja e também faça discípulos da sua própria igreja local diligentemente. Embora possa ser mais fácil encher seu grupo de célula com pessoas de outras igrejas, recuse a tentação de fazê-lo!

DEIXE UMA RESPOSTA