Células de jovens: dois tipos principais

0
138
title=

Em minha pesquisa, eu percebi pelo menos dois tipos de células de jovens:

Células intergeracionais (células IG). Células IG têm diferentes grupos etários presentes, incluindo jovens. Os jovens nas células IG participam com os outros adultos do início ao fim. Isso exige que os líderes adultos estejam sensíveis às necessidades dos jovens, permitam que eles participem e até mesmo deem a eles responsabilidades especiais, como liderar o louvor, a palavra, a oração, e assim por diante. As melhores células rodiziam as responsabilidades ente os membros dispostos, e os jovens precisam participar plenamente das células IG. Dois grandes exemplos são as igrejas York Alliance Church em York – Pensilvânia, e a iRest (Elim Church) em Los Angeles. Eu dou mais detalhes no meu novo livro Youth in Cell Ministry (em tradução livre, “Jovens no Ministério Celular”).

Algumas igrejas em células começam com células IG em que os jovens estão presentes e depois dão à luz a células lideradas por jovens como a Dove Christian Fellowship (em tradução livre, “Comunhão Cristã Dove”). Dove queria garantir que os pais estivessem envolvidos no processo de tomada de decisão, então eles deram total liberdade para os pais manterem seus filhos jovens em seu grupo IG ou para permitir que eles participem nas células de jovens.

O segundo tipo é a célula liderada por um estudante ou por um jovem. Este é o tipo mais comum de célula de jovens nas igrejas em células de todo o mundo. Células lideradas por jovens não significam que os adultos estão completamente ausentes. Os adultos muitas vezes abrem suas casas, servem como anfitriões, treinadores e capacitadores. Em células lideradas por jovens, os jovens são desenvolvidos para realmente liderarem as células. Há muitos grandes exemplos de células lideradas por jovens em todo o mundo, como a Igreja do Evangelho Quadrangular Belém em Belém, Brasil. As características-chave incluem:

Liderada por jovens. Um pastor de uma igreja em células na África disse uma vez sobre líderes jovens de células: “Enquanto eles podem ser jovens, o Espírito Santo neles não é uma criança”. O Espírito Santo é a mesma terceira pessoa da Trindade tanto nos jovens como nos adultos. Jovens podem liderar células.

Participativa. Fazer com que os jovens se envolvam os ajuda a crescer como discípulos. Participação é a maneira como as pessoas crescem e se tornam discípulas. Células lideradas por jovens dão aos jovens a oportunidade de exercer os seus músculos e se ampliarem.

Orientada para o alcance. Líderes estudantis alcançam seus círculos bem definidos de amigos. A célula de jovens não é apenas para os crentes. Em vez disso, os estudantes perdidos, feridos e salvos se reúnem todos juntos na célula. As células chegam aos jovens no contexto de amor, cuidado e apoio.

Visão para fazer discípulos que fazem discípulos. Quando os discípulos são formados, novas células de jovens começam. Se o grupo tem muitas pessoas, os jovens vão começar a sair porque não são bem cuidados. É essencial que novos discípulos sejam formados e que as equipes possam naturalmente se multiplicar para um mundo perdido e ferido.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA