A motivação teológica é tudo o que você precisa

0
122
title=

Quando eu comecei a estudar o ministério de células, fiquei encantado com o seu potencial para o crescimento da igreja. Eu olhava para a igreja em células como a chave, o segredo, a melhor forma de fazer uma igreja crescer para alturas qualitativas e quantitativas. No entanto, eu não priorizava o lado teológico do ministério celular tanto quanto o aspecto pragmático. Desde então, eu percebi que a teologia bíblica deve motivar-nos na jornada celular – e não segredos de crescimento da igreja.

Ralph Neighbour diz repetidamente: “A teologia deve produzir a metodologia”. Essa frase foi um dos temas centrais do livro de Neighbour de 1990, Where Do We Go from Here (“Para Onde Vamos Daqui”). Enquanto escrevo em 2015, 21 anos depois que Neighbour escreveu este livro, eu cheguei à mesma conclusão. A boa notícia é que a estratégia de igreja em células tem suas raízes em uma forte teologia bíblica.

A verdade bíblica é a única base sólida para qualquer coisa que fazemos. Sem a verdade bíblica nós não temos um fundamento firme sobre o qual podemos colocar o nosso ministério e filosofia. Nós podemos passar por praticamente tudo quando sabemos que Deus está nos movendo para nos comportarmos de forma bíblica. A igreja em células não é a mais nova e melhor estratégia de crescimento da igreja. Se fosse assim, seria simplesmente uma moda passageira até a chegar a próxima estratégia mais atual e mais relevante. Em muitos lugares ao redor do mundo (como no Ocidente) a igreja em células transforma a Igreja através de um processo de purificação. O crescimento da igreja é lento, mas a igreja em células ajuda a Igreja de Cristo a ir mais fundo.

A teologia dá asas para o ministério de células, pois fornece a base para a aplicação tanto em áreas receptivas como não-receptivas. Seguir a estratégia de igreja em células não resulta em crescimento imediato da igreja. Leva tempo para mudar o pensamento tradicional, desenvolver os leigos para fazerem o trabalho do ministério, e envolver-se em evangelismo relacional. Algumas igrejas podem até perder membros nos estágios iniciais do processo.

Os princípios e práticas da igreja em células devem ser construídos sobre uma base bíblica para que as igrejas tornem-se mais saudáveis e façam discípulos melhores e em maior quantidade. Não é uma estratégia de crescimento rápido, e sim uma estratégia bíblica. As células proporcionam o ambiente para formar discípulos. Em certas áreas receptivas ao redor do mundo, a multiplicação acontece rapidamente porque as pessoas estão vindo para Cristo, estão sendo treinadas e iniciando novas células. Já nas áreas mais resistentes ao redor do mundo, o processo demora muito mais tempo porque o solo é mais duro. Não importa onde a igreja está estabelecida, ela deve depender da verdade bíblica em vez de resultados visíveis.

O que o motiva no ministério celular?

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA