A juventude como parte do sistema celular

0
101

A maioria dos ministros de jovens trabalham sob a direção de um pastor principal. Igrejas locais têm uma equipe de liderança e um pastor principal ou mais velho sobre essa equipe. Pastores/líderes de jovens fazem parte dessa equipe de liderança e supervisionam os grupos de célula, juntamente de outros membros da equipe. As Escrituras nos dizem para respeitam aqueles que têm autoridade na igreja local, “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13.17).

Algumas igrejas em células cresceram o suficiente para ter uma pessoa designada como pastor de jovens, mas a maioria iniciará com um líder da juventude voluntário que começará a supervisionar as células e a se tornar parte da equipe pastoral. À medida que as células se multiplicam e a igreja cresce, o supervisor de jovens será convidado a tornar-se parte da equipe pastoral. O pastor de jovens então supervisionará as células e a congregação de jovens, enquanto outros pastores supervisionam/treinam células familiares, células de homens e assim por diante. O pastor de jovens deve se encontrar regularmente com o pastor principal para guiar e direcionar as células de jovens.

As células de jovens devem ter as mesmas características das outras redes celulares. Quando a equipe ministerial se encontra com o pastor principal, as células e o ministério de jovens devem ser revistos com o mesmo rigor das células de adultos. As células de jovens, em outras palavras, são parte de um sistema celular que inclui treinar e equipar. É um erro para os jovens fazer suas próprias coisas e seguir sua própria órbita. A igreja local precisa de uma liderança e uma direção claras e um caminho unido para seguir.

As células de jovens geralmente se reúnem para um culto de jovens. Normalmente, o culto de jovens não substitui o culto de celebração de domingo, mas em alguns casos substitui. A juventude na igreja Antioch Community em Waco, Texas, se reúne em um ambiente congregacional em uma base semanal. Os jovens do ensino fundamental têm seu próprio culto congregacional e os estudantes de ensino médio se reúnem separadamente de quarta à noite. Todos os jovens são encorajados a ir ao culto de celebração no domingo de manhã.

Alguns grupos de jovens perceberão que uma reunião congregacional mensal (todos os jovens juntos) é o melhor. Nosso ministério de jovens no Equador descobriu que encontros semanais consomem muito tempo. Nós decidimos que a reunião congregacional de jovens seria uma vez por mês, mas que as células de jovens se reuniriam semanalmente, e que os jovens deveriam vir para a celebração a cada domingo.

A célula, a congregação e a celebração de jovens trabalham de mãos dadas. A congregação de jovens pode se reunir semanalmente, a cada duas semanas, ou uma vez por mês. Algumas congregações de jovens se converteram em um evento de celebração regular (isto é, a juventude tem seu próprio “culto de domingo” e não participa da celebração do restante da igreja). A igreja Yoido Full Gospel na Coreia é um exemplo de cultos de domingo de jovens. Ela tem dois cultos de celebração de domingo dedicados especificamente para jovens.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA