Como superar o luto?

0
249
title=

O luto é muito difícil para quem passa por ele, é onde parece que muitas coisas não fazem mais sentido e a pessoa fica como se não tivesse sentimentos, ou motivos para continuar vivendo, como se não sentisse tristeza, nem alegria, uma espécie de anestesia na alma. Quando perdemos alguém, seja os pais, familiares, amigos ou pessoas que amamos é muito doloroso, muitas vezes o choque com a notícia e a situação leva as pessoas que estão envolvidas, a terem diversas reações inesperadas.

O luto após a morte de um ente querido é só uma fase?

Sim, o luto é determinado por 5 fases:

  • Negação: É onde a pessoa nega o problema, e tenta não ter contato com essa realidade que é a morte.
  • Raiva: O Senso de ter sido injustiçado toma conta da pessoa que acaba não se conformando com a morte de quem partiu; sendo muito difícil a assimilação de dar continuidade sem a presença daquela pessoa no cotidiano;
  • Negociar: A pessoa começa a fazer promessas dizendo que será melhor a partir de então, que será melhor, será mais saudável, começa tentando criar dentro de si forças, mas não reconhece que precisa de ajuda muitas vezes;
  • Depressão: Quando chega no estágio na depressão, a pessoa se isola, não quer conversar ou ter muitas pessoas por perto, acaba acreditando que não será capaz de vencer essa situação.
  • Aceitação: É o estágio que vai passando  o desespero, a dor, a tristeza, a pessoa consegue enxergar a realidade como realmente é, acaba que se fortalece mediante as situações e fica pronto pra enfrentar perdas ou morte.

Não que seja nessa ordem consequentemente, mas é bastante comum que quem perdeu alguém que ama passe por esses estágios, pelo menos dois deles, por isso é importante ter ajuda de um psicólogo, psiquiatra, para uma terapia, ajuda de medicamentos, é importante dialogar, fazer exercícios físicos e se alimentar bem também. A fé é um agente de fortalecimento para enfrentar o luto, ela faz toda a diferença e pode ser cura para as dores da alma.

A qualidade de vida e renascimento começam quando queremos que ela comece, mediante nossas decisões de lutar por nós mesmos, de vencer os resquícios da morte de alguém, essa fase de luto, entendendo que tudo passa como descrito em Eclesiastes 3:1, acredite você é capaz de vencer e tudo isso vai passar!

Texto publicado originalmente no portal AmoFamilia.com.br

Josué Gonçalves é terapeuta familiar através de seminários, encontros e congressos realizados anualmente. Autor dos livros “12 Verdades que Todo Filho gostaria que os Pais Soubessem” e “Pastor: Sua Família e Seus Desafios”.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Fonte