Como o amor é visto biblicamente

0
391
title=

A definição da palavra  amor encontrada no dicionário significa: Forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais. Mas como o amor é visto biblicamente? O amor por sua vez é uma decisão? Ou só um sentimento? Como saber que eu amo alguém? Quando tomamos a decisão de amar alguém estamos dispostos a renunciar as nossas próprias vontades e ceder à vontade do próximo.

Como o amor é definido na Bíblia?

Em 1 Coríntios 13, vemos o amor que vem de Deus descrito perfeitamente, e vemos a partir desta perspectiva o quanto somos seres humanos falíveis e imperfeitos.

Vejam só o que o texto diz:

  • Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
  • Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
  • Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
  • O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
  • Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
  • O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
  • Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
  • O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
  • Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
  • quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
  • Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
  • Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
  • Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Como isso é visto biblicamente?

Paulo descreve nessa carta sobre o amor e seu significado, em meio as essas 3 colunas que são a fé, o amor e a esperança, o maior dom é o de amar.

Estamos vivendo dias onde há ausência de amor em todos os sentidos, em todo tipo de ambiente ou nível social, o amor para muitos está ligado exclusivamente ao desejo sexual e suas finalidades, porém o apóstolo Paulo vem quebrando todos esses conceitos de forma muito extrínseca biblicamente, ou seja, deixando bem claro o que significa e pra que serve.

Ele menciona que podemos ser os mais espirituais possível, sem amor de nada vale, ainda que tenha todos os dons dados pelo Espírito Santo sem ter o amor eles não valem de nada, mesmo que eu entregue minha vida, se eu NÃO tiver AMOR nada disso valerá.

Jesus é a maior prova de amor de Deus para com a humanidade, passou por todas as fases do nascimento até a fase adulta e durante esses 33 anos não pecou; passou vergonha, humilhação, desprezo, choro, dor, tristeza; em contrapartida fez milagres, coisas maravilhosas aos olhos das pessoas.

Mas como saber que é amor?

O amor é bondoso, há bondade nas atitudes das pessoas que amam, não há inveja do próximo, a pessoa que ama não é orgulhosa, muito pelo contrário se faz humilde assim como o Senhor se fez na terra, quem ama tem paciência, uma virtude de poucos, porém, uma das mais sérias e intensas quando se refere a reações mediante as circunstâncias, ter paciência é demonstrar o caráter de Cristo principalmente com aqueles que nos tiram a paz. O amor não se ira facilmente, já pensou se Jesus se irasse em todo momento em que foi atacado com palavras ou atitudes?

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Quando temos um encontro real com Cristo, descobrimos o verdadeiro amor e através desse encontro particular podemos sentir o amor do Pai.

Agora conhecemos e profetizamos em parte, mas chegará o dia em que o Perfeito virá e tudo o que vivemos e presenciamos ficará para trás, as muitas águas não podem apagar o amor de Deus por mim e por você, sentimos o amor de Deus, vivemos o amor de Deus, pois ele é mais forte do que a morte, o nome desse amor é Jesus.

Texto publicado originalmente no portal AmoFamilia.com.br

Josué Gonçalves é terapeuta familiar através de seminários, encontros e congressos realizados anualmente. Autor dos livros “12 Verdades que Todo Filho gostaria que os Pais Soubessem” e “Pastor: Sua Família e Seus Desafios”.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Fonte