Os dicionários definem “desrespeitar” como sendo desconsiderar, atrapalhar, desacatar. Podemos também acrescentar humilhar, falar mal, constranger. E é exatamente isso que vemos acontecer quando esposas, muitas vezes sem perceberem, tratam mal seus maridos, seja em público ou em particular.
O contrário também é verdadeiro, isto é, vemos maridos também desrespeitarem suas esposas, porém, parece que o mundo só considera “politicamente incorreto” quando são os homens que são grosseiros: quando são as mulheres que desrespeitam seus maridos, parece até uma coisa normal, e o homem tem de ficar quieto…
Vejamos alguns exemplos bem comuns que podemos presenciar facilmente no dia a dia:
1. Só a esposa fala
Em rodas de amigos, em festas da empresa ou reuniões de família, vemos algumas mulheres que monopolizam totalmente a conversa, não deixando praticamente nenhuma chance do marido falar alguma coisa. E quando ele abre a boca, a esposa rapidamente o interrompe, completando a frase dele, sem saber se era aquilo mesmo que ele queria falar ou não.
2. Falar mal do marido em sua ausência
Quantas vezes ouvimos esposas falarem mal de seus maridos? Tá certo que os homens não são perfeitos, mas numa roda de mulheres conversando, nenhum homem presta. Estou exagerando?
3. Pior ainda é falar mal do marido na frente dele
Se falar mal de longe já não é bonito, que podemos dizer das esposas que falam mal do marido para as outras pessoas na frente dele? E os coitados geralmente não se defendem, para não causar mais constrangimento, porque senão a esposa pode querer entrar em muitos detalhes. As mulheres também não são perfeitas, mas ai do marido se ele falar mal dela na frente dos amigos ou parentes! É briga na certa. Ou então a esposa deixa para ter “uma conversinha” com ele em casa, depois.
4. Colocar o marido em “fria”
Quantas vezes a mulher não marca compromissos sem consultar o marido? Ou arranja serviços para ele realizar, para assim ela fazer uma mediazinha com outros parentes ou com amigos?
5. Discordar de tudo o que ele fala
Tem esposas (e também maridos) que fazem questão de ser “do contra” em tudo o que o homem fala. É normal ambos terem opiniões diferentes quanto aos mesmos assuntos, mas discordar de forma agressiva pode provocar brigas e desapontamentos desnecessários. Saber discordar, mas fazer isso de forma educada é uma fina arte que todos nós devemos desenvolver, homens e mulheres.
6. Xingar o marido
Já vi (e ouvi) muitas brigas de casais, e isso é uma das coisas mais desagradáveis de se ver. Pior ainda quando os cônjuges fazem isso na frente dos filhos pequenos. A vida a dois tem situações realmente complicadas e dificilmente existirá um casamento sem conflitos. Resolver os conflitos sem briga, porém, sempre é melhor do que com briga. Isso não é fácil, mas é possível.
7. Flertar ou ter conversas insinuantes com outros homens
Pode parecer incrível, mas têm mulheres que não percebem quando estão sendo insinuantes com outros homens, que não sejam seus maridos. Mesmo pela internet a mulher tem de tomar todos os cuidados para que outros homens não a interpretem mal. Uma boa ideia que vejo muitas mulheres fazerem é colocarem a foto delas juntamente com seus maridos nos perfis das redes sociais. Isso pode valer também para os homens, porém, é muito mais comum uma mulher ser assediada se diz alguma coisa ambígua ou insinuante, do que os homens. De forma geral, as mulheres são muito menos maliciosas.
8. Não respeitar a privacidade do marido
O fato de serem casados não quer dizer que a mulher tenha que ficar bisbilhotando tudo o que tem no celular do marido, ou ficar policiando tudo o que ele conversa com outras pessoas, principalmente com mulheres. Se não houver um mínimo de confiança entre os cônjuges, dificilmente algum relacionamento terá vida longa. Sabemos que nem todo casamento está fadado ao sucesso, mas se um cônjuge ficar sufocando o outro com ciúmes exagerados e patrulhamento constante, isso poderá ser fatal para o relacionamento.
9. Recato no vestir
Muito é dito quanto ao fato de a mulher se vestir mais para impressionar as outras mulheres do que para agradar seu marido. Isso, muitas vezes, pode levar a mulher a se vestir de forma a expor ou destacar demais as linhas de seu corpo, despertando a atenção e desejos impróprios nos outros homens. Embora algumas mulheres discordem, a maioria dos maridos gosta quando suas esposas se vestem recatadamente.
10. Não valorizar seu parceiro
Finalmente, não valorizar o marido é um tiro no próprio pé. Vemos que os casais onde as mulheres respeitam e valorizam os seus maridos, a chance deles se destacarem em suas profissões é muito maior do que os que são desvalorizados pelas esposas.
Os franceses têm um belo ditado que diz: “Cherchez la femme”. O significado desse ditado é o seguinte: se um homem é bem-sucedido ou se está na sarjeta, “Procure a mulher”, porque provavelmente foi uma mulher que o colocou lá.
*As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guiame