Você sabe por que terminamos nossas orações com ‘amém’?

0
670
title=

A palavra hebraica traduzida “amém” literalmente significa “verdadeiramente” ou “assim seja”. “Amém” também é encontrado no Novo Testamento grego e tem o mesmo significado. Quase metade dos usos do amém no Antigo Testamento são encontrados no livro de Deuteronômio. Em cada caso, as pessoas estão respondendo a maldições pronunciadas por Deus em vários pecados. Cada pronunciamento é seguido pelas palavras “Todo o povo dirá: ‘Amém!’” (Deuteronômio 27.15-26). Isso indica que as pessoas aplaudiram a sentença justa transmitida pelo seu Deus santo, respondendo: “Que assim seja”. O amém atestava a convicção dos ouvintes de que as sentenças que ouviram eram verdadeiras, justas e certas.

Sete das sete referências do Antigo Testamento ligam amém com louvor. A frase “E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR”, encontrada em I Crônicas 16.36, tipifica a conexão entre amém e louvor. Em Neemias 5.13 e 8.6, o povo de Israel afirma a exaltação que Ezra fez do Senhor quando respondem com adoração e obediência. A maior expressão de louvor a Deus é a obediência, e quando dizemos “amém” aos Seus mandamentos e pronunciamentos, nosso louvor é música doce aos Seus ouvidos.

Os escritores do Novo Testamento usam “amém” no final de suas epístolas. O apóstolo João o usa no final do seu Evangelho, de suas três cartas e do livro do Apocalipse, onde aparece nove vezes. Cada vez está ligado ao louvor, à glorificação de Deus, à referência à segunda vinda e ao fim da era. Paulo diz “amém” às bênçãos que pronuncia sobre todas as igrejas em suas cartas a elas, como também fazem Pedro, João e Judas em suas cartas. A implicação é que estão dizendo: “Que o Senhor realmente conceda essas bênçãos sobre você”.

Quando os cristãos dizem “amém” no final de nossas orações, estamos seguindo o modelo dos apóstolos, pedindo a Deus que “por favor, seja como oramos”. Recordando a conexão entre amém e o louvor da obediência, todas as orações devem ser oradas de acordo com a vontade de Deus. Então, quando dizemos “amém”, podemos ter certeza de que Deus responderá “assim seja ” e concederá nossos pedidos (João 14.13; I João 5.14).

Got Questions

Fonte