Mordida de ovelha dói

0
386
title=

Seja pastor titular, auxiliar, líder de célula ou mesmo discipulador, você está exercendo a função de pastor. E como tal, você cuida de ovelhas. Você as protege e guie-as com direção sábia e espiritual.

Você tem o privilégio de ver suas ovelhas pastando pacificamente em gramas verdes que você mesmo, amorosamente, as conduziu até lá. Você tem o privilégio de ouvir a doce música de seus “béééés”, enquanto você continua a contar uma por uma: 1, 2, 3, 4… 95, 96, 97… 200… 500 ovelhas… e assim por diante. Esses dias são maravilhosos, e todo pastor gostaria que fosse sempre assim.

Entretanto, talvez em um algum dia você possa levar o rebanho para um pasto não tão verde, ou colocar alguém despreperado para assumir sua função no seu período de férias, ou mesmo ser ríspido com uma determinada ovelha, ou talvez a ovelha esteja de TPM . Essas são algumas de inúmeras situações que podem irritar ovelhas e levá-las a morder seus pastores

Então, como lidar com mordidas de ovelhas? Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar.

Não reaja e não tente sacudir a ovelha da sua perna. Quanto mais você tentar sacudir, mais dolorosa será a mordida. Fique parado! Não se mexa! Avalie a dor e determine o que fazer a seguir. Muitas vezes, quando os tempos ficam difíceis, respondemos de maneiras que só tornarão a situação ainda pior. Por nossas reações rápidas, só causaremos mais dor. Então pare de se agitar e avalie a situação.

Conheça suas ovelhas. Você sabia que as ovelhas não têm dentes na mandíbula frontal superior? É tão importante entender o que está lhe mordendo. Tire um tempo para entender sua situação. Talvez haja algo que você fez ao longo do caminho que não atendeu às expectativas — falta de comunicação, ultrapassando seus limites, etc.

Dê uma olhada no seu rebanho. Quantas dentro do rebanho estão se sentindo irritadas a ponto de lhe morder? Se for um caso isolado, talvez possa ser facilmente corrigido, antes que a ferida fique mais profunda e provoque uma hemorragia. Levante a cabeça e dê uma olhada.

Fale com outros pastores. Provavelmente outros já passaram por essa mesma situação. Fale com sua liderança e ouça seus conselhos sobre o episódio. Não seja orgulhoso de pedir conselhos sobre como pastorear com mais sabedoria. Sempre há áreas que precisamos aprender e crescer.

Peça perdão à ovelha. Reconheça suas falhas e exprima seu desejo de chegar a algum tipo de resolução da situação. Não tenha vergonha de se humilhar. Corte o mal pela raiz. As fofocas entre as ovelhas podem comprometer a saúde do rebanho.

Uma vez que a ovelha largar sua perna e parar de morder, esse é um momento maravilhoso de cura tanto para o pastor como para a ovelha. Ore um pelo outro, ore pelo perdão, ore pela cura. Dependendo de quão profunda é a mordida, pode ficar uma cicatriz, mas através da graça de Deus vocês podem avançar juntos.

E tenha em mente que antes de você ser pastor, você também é uma ovelha. Lembre-se, você é uma ovelha do próprio Supremo Pastor.

Em resumo, para ajudar a evitar as cicatrizes profundas provocadas por mordidas de ovelhas, estude o modelo de pastoreio do Grande Pastor. Ele é um exemplo! Você tem o privilégio de ser parte de Seu rebanho. A grama não é mais verde em outras pastagens, pois Ele nos dá o melhor. É hora de parar de olhar em torno de todas as outras coisas na vida que parecem tão brilhantes e apetitosas. É hora de olhar para cima em humilde servidão e prontos para servir como pastor para o rebanho que Ele confiou a você.

Então, pegue sua equipe e leve seu rebanho ao caminho da justiça. Aproveite a viagem!

Com ideias do site network.crcna.org

Fonte