Como superar o medo e aumentar a coragem

0
2873
title=

Coragem não é ausência de medo, mas sim a superação do medo. São de C.S. Lewis as palavras: “A coragem não é apenas uma das virtudes, mas a forma de cada virtude no momento decisivo”. A Bíblia nos dá as instruções necessárias para vivermos uma vida de excelência superando o medo e alcançando grandes vitórias em Deus.

Reconheça, expresse e supere o medo. Não quero estar livre dos perigos, só quero coragem para enfrentá-los, disse Marcel. Fazer de conta que o medo não existe não leva a superação do medo. O medo precisa ser entendido, expressado e resolvido. Precisamos ser honestos conosco mesmo, com Deus e com o próximo. É sempre mais fácil ser alcançado pela cura interior, quando há o reconhecimento e a confissão daquilo que está nos destruindo.

Aceite desafios. Davi é um dos maiores exemplos de coragem na Bíblia. Desde muito cedo ele foi treinado a enfrentar desafios. Para convencer o rei Saul de que ele estava preparado para vencer o gingante Golias, ele deu um breve relato de algumas das suas experiências:

– Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O SENHOR que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”.

– Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o SENHOR esteja com você” (I Samuel 17.34-37 BNVI). Os desafios que se nos apresentam, são oportunidades que temos para desenvolver nossa coragem.

Nunca acredite nas mentiras de Satanás. Na maioria das vezes o medo se baseia em uma mentira de satanás. O diabo é um psicólogo milenar que trabalha incansavelmente para nos fazer acreditar nas suas mentiras. Eis a razão por que o apóstolo Paulo disse: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração” (Colossenses 3.16)

Lembre-se, satanás sempre tentará ganhar a batalha em nossa mente, fazendo com que prevalece em nós as suas mentiras. Não foi por acaso que Paulo, o apóstolo que nesta batalha espiritual deveríamos tomar toda a armadura de Deus, inclusive o “capacete da salvação” (Efésios 6.13,17 que é a proteção para nossa mente. Quando enxergamos os desafios na perspectiva da Palavra de Deus, eles se tornam pequenos diante da grandeza do Deus que servimos.

Cresça em amor. “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor” (I João 4.18). É o amor que opera o bem em nosso favor (João 3.16), pelo que, tendo a “consciência” de ser amados por Ele, nada tememos, nem temporal e nem eternamente. Confiamos que, de algum modo, porque ele nos ama, “tudo cooperará juntamente para o nosso bem” (Romanos 8.28). Se o amor de Deus atua por nosso intermédio, de modo a amarmos o próximo, no estado espiritual de desenvolvimento que faz isso tornar uma realidade, teremos nossa confiança reforçada.

O amor de Deus por mim, o meu amor por Ele e pelo próximo, em geral, produz muitas coisas positivas, e um dos resultados é o banimento do medo. O medo é cultivado quando nos mostramos egocêntricos. O cristão precisa sempre ter em mente, que o amor é aperfeiçoado mediante nossa permanência em Deus, e Ele em nós.

Não tire os olhos de Jesus. Lemos em Mateus 14.30 que enquanto Pedro se manteve olhando para Jesus, ele caminhou sobre as águas do mar, mas quando ele tirou os olhos de Jesus e passou a reparar a força do vento, teve medo e começou a afundar. Quando tira os olhos de Jesus, a coragem dá lugar ao medo e em de dominar, ele passa a ser dominado pelas circunstancia da vida. O escritor da carta aos Hebreus escreveu: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé…” (Hebreus 12.2). A razão porque Jesus quando cumpria aqui seu ministério, nunca foi vencido pelo medo, é porque os seus olhos estavam focado no Pai, de onde vinha o poder, a graça e a autoridade.

> Leia também:
+ Medo: um gigante que pode ser vencido
+ Características de homens de coragem

Fonte