Vise a transformação

0
100
title=

Há vários anos, eu visitei uma célula que estava discutindo a parábola do servo impiedoso, em Mateus 18.21-35. O líder da célula perguntou questão após questão sobre o que o texto dizia (observação), e em seguida, mais algumas questões sobre o que o texto significava (interpretação), mas nem uma vez ele pediu para as pessoas aplicarem esses versos para suas próprias vidas. Ele perdeu uma oportunidade perfeita de aplicar o sermão baseado na palavra da célula para as vidas das pessoas. Ele poderia ter dito: “Compartilhe uma experiência em que você sentiu amargura em relação a outra pessoa.” Ele poderia ter seguido com: “Compartilhe como você superou esses sentimentos e foi capaz de perdoar aquela pessoa”. É provável que havia ali pessoas naquela mesma noite que precisavam de libertação da amargura reprimida e que estavam ansiando por compartilhar com outros.

Certifique-se de agarrar o coração durante a Palavra da célula. Não permita que as pessoas deixem o grupo sem ter aplicado a Bíblia para suas próprias vidas. Eu sei de um líder de célula que gosta de concluir o momento da Palavra dizendo: “Devido ao que nós lemos e discutimos nessa passagem, como você pensa que Deus quer usar isso em sua vida ou na vida deste grupo?”

Eu recomendo, no mínimo, uma questão de aplicação para cada duas questões de observação/interpretação.

Toda Palavra deveria dar às pessoas algo para sentir, lembrar e fazer. O objetivo do grupo de célula é transformar vidas, ao invés de tomar conhecimento. Por essa razão, é ótimo lembrar os membros de célula sobre o desafio da última semana e descobrir se algo significativo aconteceu. O líder poderia começar o momento da Palavra dizendo: “Vocês se lembram de que semana passada nós discutimos I João 3.16,17. Deixe-me ler estes versos novamente: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” Em seguida perguntaria: “Alguém pode dar um testemunho sobre realizar um ato de bondade a alguém durante a semana passada?”

Apenas aguarde em silêncio por alguns momentos. Se ninguém compartilhar, pelo menos saberão que você está esperando a transformação a partir da Palavra da célula, ao invés de mero conhecimento da Bíblia. Se você começar o estudo a cada semana peguntando como as pessoas agiram em relação à Palavra anterior, os membros vão começar a procurar meios para aplicá-la. Isso exige vulnerabilidade em sua própria vida também. Se você deixou de agir em cima da Palavra da última semana, admita. As pessoas irão apreciar sua honestidade.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA