Produtividade para Pastores, 15 dicas importantes

0
183
Produtividade para Pastores, 15 dicas importantes
Produtividade para Pastores, 15 dicas importantes

O trabalho em um ministério nunca termina. Há sempre algo para ser feito. Mais pessoas que poderão ser alcançadas. Mais sermões a serem escritos. Mais e-mails para serem respondidos. Mais oportunidades para serem alcançadas. Mais. Mais. Mais.

Produtividade para pastores é essencial em qualquer Igreja. Você não será capaz de fazer tudo, mas a Bíblia nos encoraja a sermos sábios e otimizar o nosso tempo: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5.15,16).

Pastores e os demais trabalhadores de um ministério serão responsabilizados pela forma como administram o tempo. E você, como tem feito a sua parte?

Produtividade para pastores

1. Pratique sua disciplina espiritual

Sem exceções, inicie seu dia investindo algum tempo na leitura da Palavra de Deus e em oração. Discípulos são disciplinados. Você não pode guiar pessoas, se você está espiritualmente vazio.

Orar e meditar na Palavra trazem resultados. Deus fará sempre mais através de você do que você jamais imaginaria que seria capaz de fazer por si mesmo.

2. Exercite-se regularmente

Exercícios físicos comprovadamente aumentam a produtividade, principalmente com o passar da idade. Você passará a sentir mais energia, mais felicidade e mais saúde.

Exercício físico também aumentam sua criatividade. Os pastores devem estar mais atentos à saúde física e aos cuidados com o corpo que Deus criou para nós.

3. Delegar, automatizar ou eliminar?

Observe todas as suas tarefas para essa semana. Pergunte-se: “É possível delegar, automatizar ou eliminar alguma delas?”. Se for possível delegá-las, passe-a para outra pessoa. Se for possível automatizá-la com tecnologia, faça.

Se você for bem honesto, haverá muitas coisas que você não necessariamente tem que fazer. Há algum encontro ou evento na igreja que não está trazendo resultados, elimine-o. Também aprenda a dizer “não”. Pare de fazer coisas que não estão trazendo frutos.

4. Delegue responsabilidades, não tarefas

De longe, uma das coisas mais produtivas que você pode fazer é terceirizar. Você não pode fazer tudo sozinho. Nem tente. Você precisa de um time de pessoas e voluntários trabalhando juntos, mas muitos pastores delegam pouco e delegam tarefas.

Ninguém gostaria de receber uma lista de afazeres de outra pessoa; líderes gostam de receber responsabilidades. Se você procura construir líderes (e mantê-los), você tem que concedê-los autoridade e deixá-los liderar. Ao delegar algo, dê à pessoa a responsabilidade por aquela determinada área.

Seja claro quanto aos resultados desejados e estabeleça os limites para que elas não se excedam. Não os diga exatamente o que fazer ou como fazer. Apenas diga quais são as responsabilidades e os deixe guiar o trabalho. Entre nas tarefas apenas no caso de eles estarem com dificuldades ou não estiverem atingindo os resultados esperados.

5. Automatize seus compromissos

Use aplicativos de agendas e calendários para organizar e marcar seus compromissos. Separe o tempo em que estará livre para fazer visitas ou encontros. Lá as pessoas poderão visualizar seus espaços disponíveis e agendar suas visitas sozinhas.

Isso pode lhe economizar um tempo precioso que você precisaria para responder muitos e-mails tentando organizar datas para encontros. Ao invés disso, o encontro será automaticamente marcado e aparecerá em seu calendário. É um divisor de águas em agendamento de visitas de aconselhamento ou qualquer encontro com membros de uma igreja!

6. Marque compromissos com você mesmo

Se você não preencher a sua agenda, outras pessoas farão isso por você. Agende as coisas mais importantes primeiro. Por exemplo, você precisa de algumas horas todas as segundas-feiras para praticar seus sermões. Agende como um compromisso a preparação de sermões todas as segundas pelas manhãs.

Então, quando algum membro lhe perguntar se você teria um tempo para um encontro, você pode olhar em seu calendário e dizer um sincero: “Perdão, mas tenho um compromisso nesse horário. Que tal dia…” Pense em tudo que você tem que fazer em uma semana, mês ou semestre e marque compromissos para isso.

7. Faça sua lista de tarefas diárias

Use o conselho de Jesus. Não se preocupe sobre o amanhã. Cada dia tem problemas o suficiente. Separe um lugar para escrever suas tarefas futuras.

Olhar constantemente para a lista gigante de tarefas é altamente improdutivo. Portanto, escreva diariamente as cinco mais importantes tarefas que você precisa fazer em um dia. Faça todas as coisas. Então, se você tiver tempo sobrando, poderá encaixar outras tarefas.

8. Estabeleça tempo para suas tarefas

Planeje quanto tempo você precisará para terminar suas atividades. Quando você tiver pouco tempo para determinadas tarefas, o uso de um cronômetro pode ajudar a manter o foco e ajudar a trabalhar mais rápido. Muitas pessoas se dão bem com essa técnica.

Experimente. Cronometre 25 minutos e veja quantos e-mails você consegue responder antes do fim. Encare como um jogo e você terá muito mais coisas prontas com o mínimo de desperdício de tempo.

9. Toque em um e-mail apenas uma vez

Quantas vezes você lê o mesmo e-mail, e clica no botão “marcar como mão lido”? Isso é procrastinação. Você não quer ler e responder, ou prefere não responder naquele momento e transfere essa tarefa para depois. Você perde um tempo precioso lendo esses e-mails e pensando sobre eles.

Estabeleça a regra de apenas abrir um e-mail uma única vez. Não cheque seus e-mails a menos que você realmente planeje respondê-los. Quando ler um e-mail, responda, mesmo que seja uma resposta breve. Se demandar uma resposta mais longa, ligue para a pessoa e marque um encontro.

10. Durma mais

No nosso mundo de smartphones e telas de computadores, é fácil ficar acordado até tarde lendo “mais um post na rede social”, respondendo “só mais esse e-mail” ou assistindo mais um programa na Netflix, mas trapaceamos a nós mesmos quando trapaceamos a hora do sono.

Dormir também é comprovadamente algo que aumenta sua criatividade. Uma boa noite de sono aumenta sua energia, melhora suas funções cerebrais, ajuda a manter o foco no decorrer do dia e melhora sua saúde emocional. Afinal, Deus criou o sono um objetivo específico, não é mesmo?

11. Separe um dia para Deus

Trabalhar diariamente é um pecado. Não deveríamos desrespeitar nenhum dos dez mandamentos, mas por que os pastores constantemente desrespeitamos um?

“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades” (Êxodo 20.8-10).

Separe um dia na sua agenda para fazer absolutamente nada. Aproveite sua família e realize atividades que tragam satisfação. Não, domingo não conta. Todos sabemos que pastores não descansam aos domingos. Deus também nos ordenou a descansarmos por uma razão.

12. Tome café à tarde

Se você está conseguindo dormir satisfatoriamente, então você não precisa de algo para melhorar sua energia durante suas manhãs. O que você precisa é de energia à tarde. Na realidade, pesquisas reforçam essa teoria baseada em níveis naturais de cortisol.

A maioria das pessoas começam a perder energia entre 13h30 e 17 horas. Esse é o momento em que uma xícara de café produz ótimos efeitos. Então, perceba o momento do dia em que sua produtividade começa a cair e tome uma xícara de café.

13. Organize seu escritório

Quanto tempo você perde procurando coisas? Um escritório bagunçado reflete uma mente bagunçada. Se você nem mesmo consegue ver a superfície de sua mesa, você precisa organizá-la. Se os arquivos de seu computador estão “jogados” na sua área de trabalho, você também precisa organizá-lo.

Crie algo sistemático, organize seus arquivos, descarte as coisas que você não precisa e mantenha o seu ambiente sempre limpo. Você se sentirá muito menos estressado em trabalhar em um ambiente organizado e limpo.

14. Não vá só

Guie como Jesus. Jesus caminhava com discípulos para todos os cantos. Toda oportunidade de ministério é também uma oportunidade de ensinamento. Não vá a lugares sozinho; faça discípulos para trabalharem junto com você.

Convide pessoas para acompanhá-lo em visitas hospitalares, conferências de liderança, almoços entre outras atividades. Você fará a tarefa de fazer discípulos ao mesmo tempo em que cumpre seus compromissos.

15. Prepare-se para o próximo dia ao fim de cada dia

Ao fim de cada dia, escreva as cinco tarefas a serem cumpridas no dia seguinte. Assim, sua mente já vai se preparando para o que precisa ser feito. Dessa forma, ao chegar em seu escritório pela manhã, você pode já iniciar suas tarefas sem perder tempo.

Além disso, mantenha a organização de seu escritório. Ponha as coisas de volta onde elas devem estar. Arquive ou descarte papéis avulsos. Isso elimina muitas distrações pela manhã com arrumação de bagunça.

Você já tentou algumas dessas dicas?

Adaptado de um artigo do pastor Brandon Hilgemann

 

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA