title=

Todo líder tem desafios em sua vida. Ninguém nasce sem eles. Eles não desaparecem quando a pessoa recebe um título, alcança uma posição ou é investida de poder. A questão não são os desafios que existem na vida do líder, mas sim o que vai fazer com eles.

Davi foi um líder que se deparou com vários desafios em sua trajetória: enfrentou desafios dentro de sua casa, no grupo de relacionamentos o qual fazia parte e também com o seu líder. Porém, Davi superou todos esses desafios e se tornou um líder de grande sucesso.

O primeiro desafio de Davi foi dentro de sua própria casa

Quando pediram a Jessé, seu pai, que reunisse todos os filhos para que Samuel pudesse escolher o próximo rei de Israel, Davi não foi convidado. Seu pai o desprezou e o depreciou.

Quer aprender mais? Conheça o Curso de PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL!

Seus irmãos fizeram a mesma coisa. Quando Davi foi visitá-los no campo de batalhas, o desprezo deles foi evidente. Ao responder aos desafios blasfemos de Golias, seus irmãos insultaram o pequeno Davi e o mandaram voltar para casa. A sua própria família não via nenhuma capacidade sobre ele. Porém, Davi não deixou um espírito de autopiedade tomar conta de sua vida, mas acreditou que ele poderia fazer a diferença mesmo que sua família não acreditasse nele.

O segundo desafio de Davi foi com o seu líder

Saul estava constantemente tentando inibir a liderança e a eficiência de Davi. Ao se oferecer para lutar contra Golias, Saul lhe disse: “Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade” (I Samuel 17.33). Então, tentou colocar uma pesada armadura nos ombros do menino. Mais tarde, Saul declarou que Davi era seu inimigo.

Saul tentou matá-lo diversas vezes por vários anos. Entretanto, isso não impediu Davi de continuar trabalhando com excelência no reinado de Saul e lhe sendo fiel e leal. Mesmo diante de tudo isso, Davi superou o desafio da perseguição e continuou sendo um dos maiores guerreiros do exército de Saul.

Quer aprender mais? Conheça o Curso de PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL!

O terceiro desafio de Davi foi o seu histórico

Saul vinha de uma família boa e poderosa. Seu pai era descrito como “Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, fio de Afias, Benjaminita, homem de bens” (I Samuel 9.1). Sem dúvidas, possuía muitas terras, era líder em sua tribo e comandante militar nos tempos de guerra.

Davi, por outro lado, vinha de uma família de pastores pobres. Ele é descrito com “filho de Jessé, o Belemita”, um homem sem linhagem, sem importância e sem posição de poder. Além disso, Davi não era o filho mais velho. Ele era o oitavo! Ele era o caçula da família.

Ainda assim, Davi valorizou suas pequenas vitórias e com essas vitórias ele foi criando um histórico que, para ele, era importante. Esse histórico o fez sair da vitória de um urso e de um leão para encarar um novo desafio: derrubar o gigante do exército filisteu.

O quarto desafio de Davi foi a sua juventude e a inexperiência

Davi era apenas um menino quando foi ungido por Samuel, não sendo líder de nada ou de ninguém, a não ser de ovelhas. Quando se ofereceu para lutar com Golias, foi considerado “ainda moço” e inexperiente em batalhas. Vez por outras, as pessoas o subestimavam e o desrespeitavam, por essas razões. Porém, Davi colocava a sua confiança não na experiência, mas no Deus vivo de Israel.

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Samuel 17.45).

Supere todos os seus desafios e seja o LÍDER DE SUCESSO que Deus quer que você seja.

QUER APRENDER MAIS?

[rev_slider ebd-ub]

DEIXE UMA RESPOSTA