Liderando a visão de células

0
106
title=

Conduzi uma oficina sobre células em uma grande igreja chinesa chamada Vineyard of Harvest, na região de Chino Hills (que faz parte do movimento Vineyard). Este havia sido meu segundo seminário de células nessa igreja em um ano, e eu fiquei impressionado com os progressos que a igreja tinha feito nesse período.

Quando terminei a apresentação, o pastor titular e sua esposa me puxaram para um lado para conversar. Eles então começaram a me fazer perguntas difíceis. Senti em sua seriedade que eles realmente têm a intenção de fazer com que o ministério de células funcione.

Eu pude então compartilhar com o pastor que ele é a chave para o sucesso a longo prazo. A congregação olha para ele, buscando decifrar se a filosofia de igreja em células é uma moda passageira ou algo que será permanente na igreja deles. Se ele não servir de modelo dos valores e princípios da igreja em células, a visão de células certamente desvanecerá.

Com frequência apresento seminários sobre células. Várias vezes encontrei pessoas leigas bastante dedicadas que ficam tão entusiasmadas a ponto de querer converter a igreja inteira para a filosofia de células – esteja o pastor titular concordando ou não com ela. Embora aplauda esse zelo e entusiasmo, devo ao mesmo tempo explicar que uma mudança permanente requer um líder que esteja no front. Como diz Cho: “…um sistema deve ter um ponto de controle. O fator de controle nas células nas casas é o pastor”. Sem ele a bordo, o ministério de igreja em células afunda. Eu digo às pessoas para que não comecem a transição para igreja em células a não ser que o pastor titular esteja na liderança da investida.

Uma das diferenças-chave entre uma igreja em células e uma igreja com células é a visão do pastor titular. Outros líderes podem ser de grande ajuda, e eu acredito no papel fundamental de campeões de células. No entanto, a visão e liderança geral pertencem ao pastor titular.

Membros-chave podem influenciar o pastor titular a pegar a visão, porém no final das contas, o ministério de igreja em células terá sucesso ou fracassará conforme a liderança titular estiver ou não promovendo e vivendo-o. O fato é que as ovelhas seguem o pastor. Ações falam mais alto que palavras, e isso é especialmente verdadeiro no ministério baseado em células.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA