Frequência da multiplicação das células

0
385

Quanto tempo leva para multiplicar uma célula? Já ouvi muitas vezes essa pergunta. E eu sempre respondo da mesma maneira: depende do solo.

Alguns países estão vivendo um avivamento e multidões estão conhecendo a Jesus Cristo. Nesses países, as células rapidamente fazem a colheita, treinam novos líderes e multiplicam-se depressa – talvez em seis meses.

Outros lugares são duros e difíceis. Leva bastante tempo para haver conversões e ainda mais tempo para preparar novos líderes. Werner Kniesel, pastor emérito de uma igreja em células bastante conhecida na Suíça me disse que levou ao menos dois anos para multiplicar células na sua igreja. Em algumas áreas não alcançadas do mundo leva mais tempo ainda. Embora a multiplicação deva ser um incentivo para a célula crescer, não creio que a data da multiplicação deva ser categoricamente forçada: “Todas as células devem se multiplicar em nove meses, etc.”.

E se a célula não se multiplicar após um determinado tempo? Conversei com um pastor que disse: “Tudo que tem vida tem um ciclo. Ao examinar a célula, ela deve dar vida. Se você mantiver uma célula que não se multiplica, ela morrerá.

A escolha é entre vida e morte”. Esse pastor em particular deu às suas células prazo de um ano para se multiplicarem. Se a célula não se multiplicasse naquele período, ela seria encerrada pela igreja.

Eu não acho que as células devem ser fechadas por terem falhado na sua multiplicação. Entretanto, quando uma célula se torna cancerosa e disfuncional, fechá-la é a melhor solução. Mas essas decisões devem ser mantidas nos círculos superiores da liderança.

Não é uma atitude sábia ensinar ou promover o fechamento de células (“multiplicar ou fechar”) aos líderes de célula e auxiliares, porque isso coloca o líder de célula e a célula sob pressão destrutiva. Já é suficientemente difícil para um leigo multiplicar uma célula sem o peso adicional do “possível fracasso”. Embora alguns consigam lidar com esse tipo de pressão, outros evitarão a liderança de célula por esse motivo, afastando assim futuros líderes de se oferecerem para liderar.

Por exemplo, as células de uma igreja que visitei estavam estagnando e deixando de atrair novos líderes, e vários líderes de célula atribuíram esse padrão à possibilidade de fechamento das células. Mesmo que fechar a célula possa ser necessário às vezes, essa não deve ser a norma. E certamente nenhuma célula deveria ser encerrada antes de todas as possibilidades de multiplicá-la tiverem sido tentadas.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA