Faça um check-up do coração da célula

0
97

De tempos em tempos, precisamos fazer um check-up a fim de avaliar nossa saúde física. Nas áreas espiritual e ministerial não é diferente. Constantemente, uma avaliação profunda deve ser feita no coração da célula (Provérbios 27.23,24).

Avalie o DNA da célula. Os membros da célula estão envolvidos pelo líder? Para cativar os membros o líder deve envolvê-los por meio da comunhão bíblica. Outra forma é integrar os membros é delegando funções na célula e gerando neles a responsabilidade com a igreja local.

Verifique o coração do líder. Ele é um pastor ou um chefe? O chefe só dá ordens e tem por costume ser só um expectador do trabalho dos outros. Como líder seja um pastor e caminhe lado a lado com as ovelhas, auxiliando-as na obra.

Devemos servir os membros da célula através do amor e cuidado, para isso é preciso manter um relacionamento contínuo com os irmãos. Manter um diálogo constante além do dia da reunião do grupo, pois esse contato deve ser diário.

Na hora de fazer o check-up do coração da célula inclua o anfitrião. Se o anfitrião não for hospitaleiro e agradável, a célula não vai para frente. Para identificar um bom anfitrião, é necessário que o líder perceba qualidades que sejam suas marcas.

Entre as qualidades: o bom anfitrião ora pela liderança, é bem discipulado, é fiel no culto de celebração e na célula. Também, é fiel nos dízimos e ofertas e tem o compromisso com a reunião do TADEL (Treinamento Avançado de Líderes).

Avalie o supervisor de setor. O supervisor de setor é aquele que pessoalmente multiplicou uma célula. Ele deve ser um modelo de frutificação e crescimento pessoal. O supervisor precisa ter uma ampla visão e fé, porque ele tem a função de equipar os líderes com ferramentas.

Se o líder está passando por uma fase difícil, o supervisor precisa ajudar o líder a enfrentar as dificuldades que surgem na célula. Ele trabalha para que o coração da célula nunca deixe de bombear sangue e, dessa forma, mantém a visão acesa.

É preciso acabar com a “panelinha” da célula. A célula não é um saco de batatas amontoadas, ela é um purê de batatas onde há uma união sadia.

Quando a célula cresce, não podemos fechar a tampa da panela, se não o purê vai azedar.  A célula tem que expandir e multiplicar quando está com muitos membros. Se ela não multiplicou em um ano, a sugestão é fazer um check-up com urgência; se passou de dois anos sem gerar um novo grupo, cuidado, provavelmente ela já esteja doente.

Natasha Carvalho – com ideias do pastor Eduardo Nascimento

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA