Evangelismo por meio da célula: custe o que custar

0
340

Embora a oração seja fundamental para que almas perdidas sejam evangelizadas, Deus usa seres humanos para alcançar pessoas que precisam de salvação. E embora seja verdade que somente Deus pode restaurar uma pessoa, Ele usa pessoas para plantar e regar.

As células e igrejas em células focam primordialmente no desenvolvimento de relacionamentos (conexões oikos) no processo de lançar a semente. Atender a necessidades também é um componente fundamental para preparar o solo endurecido. Porém, o que dizer de outras técnicas de evangelização? Quais outras maneiras as células utilizam para praticarem o evangelismo?

Minha convicção pessoal é esta: Faça tudo que puder para ganhar pessoas para Jesus. Acompanhei alguns pastores de células que se limitavam nesse sentido, pensando que células e igrejas em células somente praticavam determinados tipos de evangelismo. O pastor de uma igreja em células, por exemplo, se restringiu por meses e meses a gastar tempo APENAS conhecendo não cristãos. Ele pensava que essa era a única maneira que as igrejas em células PODIAM evangelizar (ou seja, outros métodos eram “contra as regras”).

Leia também:

+ Atividades de evangelismo da célula

O que é uma célula saudável?

Enfatizando diferentes asas na jornada de células

Sugeri-lhe que ampliasse seus métodos realizando uma feira gastronômica, distribuindo folhetos, e outros métodos evangelísticos que funcionem na sua comunidade. Compartilhei com ele outros métodos que têm sido utilizados eficazmente por células, como:

• Jantares especiais ou “junta panelas”. Lembre que Jesus estava sempre comendo com as pessoas – frequentemente na casa delas.

• Mudar a célula de casa em casa. Essa é uma excelente maneira de atrair visitantes. Quando um membro da célula recebe o grupo em sua casa, há uma chance maior de os amigos e parentes desse membro participar.

• Vídeo na célula. Algumas têm utilizado o vídeo “Jesus” ou partes de um vídeo secular tendo em mente um propósito específico (por exemplo, A Lista de Schindler).

• Eventos esportivos. Um líder de célula comentou em um de meus seminários: “Nós, como membros de uma célula, planejamos um evento evangelístico a cada seis semanas. Nós vamos juntos assistir a um jogo de basquete ou outro esporte a cada seis semanas. Assim, estamos constantemente fazendo contatos e amizade com não cristãos. Sem essa regularidade, acabaríamos perdendo a persistência”.

• Grupos de interesse/amizade. Ralph Neighbour desenvolveu e testou materiais para preparar membros de célula a começar grupos de evangelismo com duração de 12 semanas para alcançar não cristãos.

• Momento de evangelismo na célula. Nós usamos o 4º “E” na célula para conversar sobre o evangelismo da célula ou para planejar uma multiplicação futura. Laurence Singlehurst (Cell UK) desenvolveu excelentes materiais para enfatizar esse aspecto da célula.

Muitas igrejas em células também evangelizam por meio do culto de celebração, planejando 2 a 4 eventos de colheita por ano. As células se mobilizam para convidar seus contatos não cristãos e acompanhar visitantes e novos convertidos.

As igrejas em células ocupam uma posição singular no evangelismo por meio de uma grande variedade de métodos. Quais métodos funcionaram melhor na sua igreja? O que estão fazendo atualmente para evangelizar?

DEIXE UMA RESPOSTA