Discipulando nossos filhos

0
135

No âmbito familiar, os pais têm a responsabilidade de alcançar as próximas gerações e passar o grande legado, que é Jesus Cristo. O principal alvo é fazer com que os filhos sintam o amor de Deus e que possam transmitir a outros, em forma de gratidão.

Esse é o princípio do discipulado, a transferência da vida de Deus. Se para os filhos espiritais já é um desafio, imagine para os filhos biológicos? Então, como conseguir discipular os filhos de nossa casa?

1Ser cheio da Palavra de Deus (Mateus 12.34; 15.11). Enchendo-nos com a Palavra, tudo o que sair da nossa boca será uma bênção. Nossas palavras vão lançar a vida de Jesus sobre os nossos filhos.

2. Ensinar e instruir a Palavra de Deus aos filhos(Provérbios 22.6). É importante investir no conhecimento e “encucar” a Palavra na mente dos filhos. Esse é o caminho certo para lavar a mente deles daquilo que é ruim.

3. Procurar reunir toda a família à mesa durante as refeições. Pelo menos uma vez por dia a família deve se sentar para conversar e trocar ideias. Nesse tempo, os pais também podem ensinar os membros da família a orar consagrando o alimento. Inconscientemente, naquele momento é ensinado aos filhos a prática da oração.

4. Acompanhar os filhos quando forem assistir filmes, desenhos ou utilizar a internet e o celular. Ensinar a eles o que convém e o que não é agradável aos olhos. Monitore e preste atenção. Veja com quem eles conversam, o que estão falando e tenha acesso livre à movimentação de seus filhos.

5. Praticar o culto doméstico. O culto em casa deve ser algo curto, objetivo, mas intencional, com o intuito de falar sobre a Palavra de Deus. Dependendo da idade, se forem crianças, façam encenações de histórias da Bíblia; se forem jovens, falem de versículos ou capítulos da Bíblia, e dessa Palavra tire ensinamentos.

6. Marcar o discipulado com os filhos. Se o filho é um adolescente e líder de célula, ele pode ter um discipulador ministerial; contudo, os discipuladores pessoais dos filhos são os pais. Marque dia e horário para acontecer, e não esqueça de desligar o celular enquanto faz o discipulado. Também não permita que seu filho atenda ligações nesse tempo.

7. Prestar atenção nas amizades dos filhos. A casa deve ser um lugar onde os filhos tem prazer e alegria em levar seus amigos. Abra sua casa para recebê-los. Essa é uma oportunidade para conhecer cada um pessoalmente e saber quais suas intenções.

8. Ser alegres e amorosos. Quando os pais vivem murmurando ou sempre estão chateados, desanimam seus filhos. Ao sair do lar, eles devem ser alimentados por uma atmosfera de fé, amor e alegria.

9. Antes de sair de casa, ore com eles durante o caminho. Por exemplo, quando estão prontos para ir ao colégio, aproveite a oportunidade para pedir direção do Senhor, enquanto estiverem fora do lar. Já imaginou seu filho ganhar um colega de sala para Jesus? Isso pode acontecer quando os pais têm a prática de orar durante o trajeto dos filhos.

10. Antes de dormir, orar com os filhos. Aqui os pais devem pedir que os filhos possam ter um bom descanso e que, ao amanhecer, acordem com a alegria de Jesus.

Natasha Carvalho – com ideias dos pastores Paulo Jeff  e Rebecca Hrubik

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA