Dinâmica: Combinações

Dinâmica: Combinações

0
1111
Objetivo: Avaliar a liderança, o espírito de grupo, caráter e se divertir.
title=

Material:

Desenvolvimento:

  • Escolha um juiz;
  • Separe os participantes em quatro grupos com no mínimo 2 pessoas;
  • Cada grupo deve escolher um líder;
  • Escolhidos os líderes entregue a eles as três folhas (link para download em “Materiais“);
  • Uma das folhas contém a seguinte figura que explica as regras do jogo:

  • Nas outras duas folhas contém uma com a figura “X” e outra com a figura “O”;
  • A cada rodada o líder deve conversar com seu grupo e escolher se levantará a folha com o “X” ou com o “O” com o intuito de ganhar pontos.
  • O pontos serão contabilizados conforme a combinação com as figuras levantadas pelos outros grupos. Por exemplo: na rodada em questão o grupo 1 levantou “X”, o grupo 2 levantou “X”, o grupo 3 levantou “O” e o grupo 4 levantou “O” a combinação foi a seguinte: XXOO, logo ninguém ganha ou perde nada (vide figura);
  • Todos devem levantar as figura escolhidas ao mesmo tempo quando o juiz der o sinal
  • A cada duas ou três rodadas o juiz pode pedir para que os líderes dos grupos conversem entre si para decidirem que figuram vão levantar na rodada seguinte.
  • Ao final da rodada a equipe que tiver mais pontos ganha o prêmio.

Essa dinâmica revela muitas coisas. Por exemplo, o grupo que sempre levanta “X” tem vontade de ganhar sozinho, o grupo que sempre levanta “O” é mais solidário e espera que todos ganhem ponto. O ideal é que em todas as rodadas todos levantem “O”, pois o jogo não exige que somente um ganhe, mas todos podem chegar a vitória. Então em cima do resultado você – aplicador da dinâmica – pode ressaltar alguns ensinamentos.

Tive contato com essa dinâmica quando fui supervisionar a célula dos meus líderes Eduardo e Renata Yoshimoto.

Deus abençoe! Paz!

DEIXE UMA RESPOSTA